Todos os 152 centros de saúde de Belo Horizonte estarão abertos das 8h às 17h no próximo sábado (19) para proteger crianças contra o sarampo. A imunização se concentra, exclusivamente, nos pequenos maiores de seis meses a menores de cinco anos. É importante que responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.
Devido ao surto da doença no país, desde agosto as crianças de seis a 11 meses também estão sendo imunizadas com a dose zero. Para esta faixa etária, o esquema vacinal é formado por três doses.
Leia Mais
Casos de sarampo sobem 24% em Minas Gerais; BH lidera número de infectadosMinas Gerais contabiliza 41 casos de sarampo em 2019Campanha de vacinação contra sarampo já começou; veja lista de postos em BHSem vacinar cães e gatos, saúde dá brecha para a ameaça de mais um vírus 'domado'SUS tem no máximo 30 dias para fornecer o diagnóstico de câncerCasos de sarampo sobem 45% em Minas Gerais; Uberlândia lidera número de infectadosSaiba onde se vacinar contra o sarampo neste sábado em BH
Já entre a faixa etária de dois a quatro anos, cerca de 73 mil já receberam a dose da vacina, o que corresponde a 91,5% de cobertura vacinal. O Ministério da Saúde define como meta de vacinação, a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.
Para a proteção contra a doença, são necessárias duas doses da vacina para pessoas até 29 anos e uma dose para quem tem de 30 a 49 anos. Para as crianças, a primeira dose é dada aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.
A transmissão do sarampo ocorre por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os sintomas da doença são febre alta, conjuntivite, tosse e manchas vermelha no corpo. Quem apresentar alguns dos sintomas deve procurar imediatamente um serviço de saúde.
Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte