Jornal Estado de Minas

Defesa Civil divulga alerta de baixa umidade e fumaça volta a incomodar

Mais uma vez Belo Horizonte amanheceu encoberta pela densa névoa cinzenta, agravada pelos frequentes incêndios na capital e região metropolitana. O fenômeno, conhecido como névoa seca, é causado pela combinação de ar com poluição e umidade relativa do ar abaixo de 80%. 

E é exatamente a umidade relativa do ar que preocupa. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu nesta quinta-feira um alerta de baixa umidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os índices registrados chegaram a 25%, e a situação ainda pode piorar, já que até as 15h a umidade pode cair ainda mais.

Nesta quinta-feira, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado. A mínima registrada em BH foi de 19°C e as temperaturas podem chegar a 34°C. Na sexta, o cenário não deve mudar, com tempo quente, mínima de 20°C e máxima de 33°C. A névoa seca deve prevalecer, podendo aparecer durante a tarde.

A secura pode se agravar com a densidade da fumaça sob a cidade. Por este motivo, fique atento as dicas que a Defesa Civil divulgou, para amenizar o desconforto, enquanto a chuva não vem.

Recomendações

- Hidrate-se durante o dia
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras 
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água 
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas
- Evite banhos com água muito quente e se necessário use hidratante a pele
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190). 

Olha a chuva!

A boa notícia é que o alívio está próximo.
De acordo com o Inmet, ainda no final de semana,  uma frente fria que está em São Paulo, deve chegar em Minas Gerais, trazendo a chuva para BH e Região Metropolitana. Já no sábado, são esperadas pancadas de chuva isoladas, que devem melhorar a qualidade do ar. No domingo, a frente fria se espalha e devem ocorrer pancadas de chuva por toda capital e região metropolitana.

.