Cultura, história e diversão na cidade que é Patrimônio da Humanidade. A Casa de Juscelino, no Centro Histórico de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, tem, pela primeira vez, uma programação cultural em grande estilo. E a festa começa nesta sexta-feira (18), às 19h, com o show e o lançamento do novo álbum de Affonsinho Heliodoro. Ao todo serão seis apresentações musicais até março de 2020. O objetivo da agenda artística e informativa é resgatar o legado histórico e cultural para a cidade e o país de Juscelino Kubitschek (1902-1976), natural de Diamantina, que foi presidente do Brasil (1956-1961), governador do estado (1951-1955) e prefeito de Belo Horizonte (1940-1945).
Leia Mais
Casa de Juscelino será reaberta depois de mais de dois meses fechadaMuseu dedicado a Juscelino Kubitschek, em Diamantina, estuda parceria para reabrir as portasPolícia procura suspeitos de tentar incendiar Casa de Juscelino em DiamantinaCasa de Juscelino pede socorro em DiamantinaQuadro de Juscelino Kubitschek pintado por Di Cavalcanti vai a leilãoAos 20 anos de Patrimônio da Humanidade, Diamantina quer mais prêmiosAdministrador da Casa de Juscelino e amigo pessoal de JK, Serafim Jardim explica que foi na casa, típica do século 18, onde agora funciona o memorial, que JK passou a infância e parte da juventude. “O memorial resgata a história de um dos personagens mais importantes da República, com imagens, instrumentos musicais e outros objetos, que proporcionam uma viagem no tempo. Um mergulho no passado daquele que conseguiu fazer o Brasil crescer 5.”
Nesta sexta-feira(18), além do show e lançamento do novo álbum Outros Outros, de Affonsinho, sobem ao palco, Lívia Itaborahy e a JK Jazz Band. A verba arrecadada com a visitação ao memorial e participação nas atividades será destinada para a manutenção da casa, que há 35 anos é um dos principais pontos turísticos da cidade. Em 2019, por falta de recursos financeiros, o espaço ficou fechado por oito meses.
Outra possibilidade de contribuir para a preservação do memorial, é por meio de uma vaquinha online. A plataforma permite que as pessoas doem a partir de R$25, até dia 31 de dezembro desse ano. Mais informações no site da Casa de Juscelino.