Uma criança de quatro anos está internada no Hospital São Paulo, em Muriaé, na Região da Zona da Mata, após ter sido diagnosticada com meningite. A Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de nota, que o menino está reagindo bem ao tratamento e a previsão é de que seja transferido para o quarto ainda nesta sexta-feira (18).
Leia Mais
Criança de três anos morre com meningite em Minas Meningite avança e provoca 19 mortes em MinasDispara corrida por vacinas antimeningite em Belo HorizonteManutenção no metrô deve aumentar tempo de espera neste domingoEm agosto, uma menina de três anos morreu na cidade devido a uma meningite por haemófilos influenza, uma infecção bacteriana aguda das meninges. Por meio de nota, a prefeitura afirmou que estes são casos isolados e não há indicativo de surto da doença na cidade.
Segundo Daniel Licy, médico infectologista do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde, “do ponto de vista técnico, não há possibilidade de surto da doença em Muriaé, esse foi um caso isolado, mesmo assim, estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir sua extinção no município”.
O menino estuda em uma instituição da rede particular da cidade. Na quarta-feira (16), uma equipe de saúde esteve na escola para prestar esclarecimentos e orientações. A secretaria também solicitou à escola que garanta informações sobre o estado vacinal das pessoas que tiveram contato com o menino.
Cerca de 2,5 mil pessoas são atingidas pela meningite por ano, no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. No mundo, nos últimos 20 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram reportados quase 1 milhão de casos com suspeita de meningite e 100 mil pessoas morreram.
.