Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) já estão no local onde o avião caiu no Bairro Caiçara, na Região Noroeste de Belo Horizonte. O acidente deixou três pessoas mortas e outras três feridas. Após a avaliação da cena, os militares do Corpo de Bombeiros vão poder retirar o corpo da vítima que ainda continua nos destroços da aeronave.
Leia Mais
Moradora do Caiçara, apresentadora do JA relata momentos de horror durante queda de aviãoVítimas de queda de avião no Bairro Caiçara estão em estado grave Veja o momento exato em que o avião decola e cai em seguida no Bairro Caiçara, em BH Após queda de mais um avião, moradores querem fechamento do Aeroporto Carlos PratesApós queda de avião, veja como está o trânsito no Bairro Caiçara Veja vídeos da queda do avião de pequeno porte no Bairro Caiçara, em BH Avião cai no Bairro Caiçara, em BHMédica atualiza o estado de saúde de três vítimas da queda de avião no Bairro CaiçaraSaiba quem são as vítimas de queda de avião no Bairro CaiçaraDe acordo com o Coronel Ivan Pedro Leal Silva, foram coletados documentação do avião, dados de voo e informações sobre o registro da aeronave. As equipes ainda vão ouvir testemunhas da queda e funcionários do Aeroporto Carlos Prates que ajudaram na preparação do avião para a decolagem. “As informações que vamos coletar, principalmente no local de decolagem, no Carlos Prates, é de pessoas envolvidas no momento da decolagem. Vão nos ajudar bastante.
O coronel esclareceu que o modelo de avião que caiu não possui caixa-preta, equipamento que armazena dados do voo. “Este modelo é muito simples e não exige equipamentos como caixa-preta para operar. Sem a caixa preta, dificulta na apuração. As aeronaves mais modernas comerciais tem este tipo de informação e consegue coletar os dados. Como este tipo de aeronave não tem este tipo de equipamento, vamos nos basear nas coletas de dados dos motores e peças que serão analisadas.
“A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo CENIPA terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente”, explicou, por meio de nota, o Cenipa.
Peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil também estão no local para fazer levantamentos sobre a tragédia. Segundo a corporação, os levantamentos são “referentes aos prejuízos materiais causados, bem como, a constatação das mortes já divulgadas”. A apuração das causas da queda da aeronave vão ficar a cargo do Cenipa.
O acidente
A aeronave caiu sobre carros no Bairro Caiçara, Região Noroeste de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (21).
De acordo com o coronel Erlon Botelho, chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros, um dos mortos estava dentro do avião e os outros dois estariam um em um carro estacionado e na calçada.Ainda segundo o coronel, o piloto estaria entre os sobreviventes. "Quando chegamos ao local, nos deparamos com um incêndio. Existe a suspeita de que uma das vítimas seja um pedestre. Um dos mortos era ocupante de um dos carros. Os demais veículos estavam vazios. Os três feridos já foram devidamente medicados e socorridos em hospitais da região metropolitana”, explicou o militar. .