O tempo mudou em Belo Horizonte. Na última semana, os moradores da cidade conviveram com a baixa umidade relativa do ar, calor e até teve com a fumaça intensa de queimadas. Agora, devem se preparar para a chuva. Áreas de instabilidade se formaram em Minas Gerais. Elas vão provocar precipitações em todas as regiões.
De acordo com o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar seco que predominava no estado perdeu força. "Estamos observando na atmosfera que a massa de ar seco perdeu as características dando positividade de áreas de instabilidade por Minas. Teremos o aumento da nebulosidade e pancadas de chuva até a próxima sexta-feira", disse.
O especialista explica que as pancadas de chuva serão típicas de primavera. Não está descartada a queda de granizo. “Normalmente acontecerão no fim da tarde e início da noite. Serão pancadas rápidas, sem aquela chuva contínua”, disse. “Vale ressaltar que devido à grande instabilidade, o calor e a alta umidade relativa do ar, podemos ter granizo”, completou.
Em Belo Horizonte, os moradores tiveram um alívio. A temperatura máxima ficou em 26,7°C e a umidade relativa do ar ficou em 51%. Diferente da última semana, em que os índices ficaram em valores críticos e a temperatura acima de 30°C.
Nesta segunda-feira (21), a Defesa Civil municipal registrou chuvas em duas regiões da cidade: Barreiro e Venda Nova. Na primeira, caíram 10 milímetros, enquanto na segunda 1,4. A média do mês para a cidade é de 104,7 milímetros.