Jornal Estado de Minas

Três homens são detidos e 257 pássaros silvestres são apreendidos na BR-040 em Sete Lagoas

Duas ocorrências registradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na madrugada desta quinta-feira resultaram na apreensão de 257 pássaros silvestres na BR-040 em Sete Lagoas, Região Central de Minas. Somente em outubro, agentes já apreenderam 422 pássaros na região. 



A primeira ocorrência, ocorreu por volta das 1h30. Agentes abordaram um veículo conduzido por um homem de 24 anos. Durante a revista no carro foram localizados 93 papagaios, 06 araras canindés, 02 araras vermelhas e 03 jandaias em caixas improvisadas no porta-malas. 

O motorista contou aos agentes que saiu de Unaí, no Noroeste do estado e seguia para Contagem, na região metropolitana. Um homem de 28 anos, que também estava no automóvel, confirmou a versão do condutor e atestou ter conhecimento do transporte das aves. 

Já por volta das 5h15, durante revista a um automóvel conduzido por um homem de 55 anos, os policiais encontraram 140 papagaios, 03 araras e 10 pássaros-pretos, também dentro de caixas no porta-malas do veículo. 

Questionado sobre a origem dos pássaros, o motorista somente declarou que se deslocava de João Pinheiro, também no Noroeste do estado, para Contagem; o mesmo detino da ocorrência anterior. 

Nos dois casos os animais recolhidos foram entregues ao Ibama e para os detidos foram emitidos Termos Circunstanciados de Ocorrência.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais