Taxistas de Belo Horizonte realizaram ato na manhã desta quinta-feira (24), no aeroporto de Confins, reivindicando o direito de transportar passageiros para a capital.
De acordo com o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Taxistas (Sincavir-MG), Avelino Moreira, o objetivo do ato, que reuniu dezenas de taxistas, é conscientizar a população sobre o direito de escolha do serviço de transporte. “Você conquista o cliente, leva o cliente com segurança e quando ele liga, solicitando o seu serviço, você não pode buscá-lo porque o carro é apreendido.”
Em carta aos usuários, o grupo também criticou o fato de motoristas de aplicativos realizarem o serviço no aeroporto. “É muito estranho as ações do governo contra os taxistas e os privilégios concedidos aos aplicativos privados, que não são nem fiscalizados.”
Atualmente, apenas táxis metropolitanos podem buscar passageiros nos aeroportos Tancredo Neves (Confins) e da Pampulha. De acordo com Moreira, uma audiência pública já foi realizada para discutir o caso e o sindicato está em busca de uma solução junto ao estado e à BHtrans.
* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz