Jornal Estado de Minas

Ventania joga estrutura metálica de 14º andar na Avenida Cristiano Machado

Área sem energia na região do Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte - Foto: Fred Bottrel/EM/DA PressA forte tempestade que atingiu Belo Horizonte na tarde deste sábado trouxe prejuízo e destruição em diversas regiões da cidade.


Um dos acidentes provocados por fortes rajadas de vento foi registrado na Avenida Cristiano Machado, entre os bairros Cidade Nova e Ipiranga, Região Nordeste da capital mineira, onde uma estrutura metálica voou do 14º andar de um hotel diretamente na via.
 
Um carro chegou a ser atingido pela estrutura, mas o motorista não se feriu. A estrutura foi removida da pista mista e será desmontada na pista exclusiva para ônibus.

A situação complicou o trânsito em ambos os sentidos, mas sem maiores retenções e obstruções.

A estrutura, semelhante a uma tenda, não chegou a atingir a fiação elétrica. Gerente do BHB Hotel, Diogo Paixão, de 32 anos, explicou o caso.

"A tenda estava instalada para um evento, contratamos empresa, fizemos tudo, mas esse temporal acima da média nos afetou também, arremessou ela do terraço. Mas, graças a Deus, não teve nada mais grave", disse, ao Estado de Minas.
 

Ocorrências 

 
Segundo a Defesa Civil, 14 ocorrências foram registradas após o temporal.  Entre as mais graves, desabamento de muro (1), risco de danificação ou destruição de habitações (5), trincas e rachaduras em muros (2). Vários galhos e árvores também caíram na capital mineira. 
 
O Corpo de Bombeiros relatou atendimento a pessoas presas em elavadores (devido à falta de luz) nos bairros Anchieta, Região Centro-Sul e Manacás, na Pampulha.
 
No Morro das Pedras, um muro desabou sobre um senhor de 75 anos, ainda não identificado. Ainda não há mais informações. A coorporação também registra destalhamentos e outras ocorrências.  
 
Ainda não há registro de desabrigados após a tempestade que teve ventos de até 131 quilômetros por hora na capital.^

Sem luz



Bairros de Belo Horizonte e de municípios da região metropolitana ficaram sem energia após a passagem do temporal neste sábado. A Cemig confirmou que as rajadas de vento provocaram danos ao sistema elétrico.
A empresa não informou o número de consumidores afetados. 

“Mais de 300 profissionais da companhia participaram dos trabalhos de recomposição do sistema elétrico na RMBH, inclusive com reforços de outras cidades”, informou a companhia elétrica por meio de nota. “A recomposição do sistema ocorrerá de forma ininterrupta ao longo desta noite e durante a madrugada, e fornecimento de energia deve ser gradualmente normalizado”, finalizou. 

.