Jornal Estado de Minas

Instituto Mário Penna abre mais 460 novas vagas para mamografias gratuitas

No Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama,o Instituto Mário Penna disponibiliza mais 460 novas vagas para o exame, sem a necessidade de a solicitante passar pelo posto de saúde. Em incentivo ao diagnóstico precoce, a instituição já havia aberto 1.000 vagas que foram preenchidas logo na primeira semana da campanha Outubro Rosa.


Para atender a está nova demanda, o Instituto Mário Penna realizará dois mutirões nos sábados 9 e 16 de novembro. A marcação da mamografia deverá seguir os critérios do Ministério da Saúde; ou seja, a mulher deve ter entre 50 e 69 anos e não ter realizado o exame nos últimos 12 meses. Para participar, a interessada deve ligar a partir de hoje, 28, na Central de Marcação de Consultas no telefone 3349-1212.

Uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte com o Hospital da Baleia também vai permitir a realização de 1 mil mamografias gratuitas. O exame é eficaz para a descoberta precoce da doença. Os agendamentos estão são feitos desde quarta-feira.

Segundo o hospital, para ser atendida a paciente precisa ter o pedido médico do exame, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), ter entre 50 e 69 anos e não ter realizado mamografia nos últimos 12 meses.

É possível agendar o exame por telefone - (31) 3489-1650/1669, WhatsApp - (31) 99152-1003 ou e-mail (servicodeimagens@hospitaldabaleia.org.br). O serviço funciona das 7h às 18h. Os exames começam a ser realizados em 24 de outubro, por ordem de agendamento.

O Hospital da Baleia oferece disponibiliza tratamento integral de câncer de mama, da detecção a cirurgia e tratamentos como quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia.