A semana começou com chuva e granizo na capital mineira e na tarde desta terça-feira ela não deu trégua. Moradores da Região Oeste e Pampulha registraram uma rápida queda de pedras de gelo. A Defesa Civil municipal emitiu alerta de risco de pancadas de chuva válido até as 8h desta quarta-feira (30) e risco de granizo até as 17h15 desta terça.
Por volta das 17h30, um monitoramento visual da Defesa Civil na Avenida Tereza Cristina, determinou que as instituições fechassem os estabelecimentos devido ao risco de transbordamento do Córrego Ferrugem. Um vídeo do Corpo de Bombeiros mostra o início do alagamento na avenida. Confira:
Vídeos dos @Bombeiros_MG mostra a Avenida Tereza Cristina alagada neste momento.
%u2014 Estado de Minas (@em_com) October 29, 2019
Confira mais detalhes em: https://t.co/oSUGiARaZd pic.twitter.com/IJBqFq0OiZ
Outro vídeo, que viralizou no WhatsApp, mostra o momento em que um carro é arrastado pela água na avenida. Assista:
#chuvaemBH #EstadoDeMinas
%u2014 Estado de Minas (@em_com) October 29, 2019
Vídeo flagra o momento em que um carro é arrastado na Avenida Tereza Cristina nesta terça-feira. pic.twitter.com/zvlKDHntHZ
TEMPO DURANTE A SEMANA
O meteorologista Cleber Souza afirmou que as chuvas são resultados de temperaturas e umidades muito altas e que as temperaturas máximas marcadas no termômetro nesta tarde caíram por causa dessas chuvas tropicais. A tendência é esfriar ao longo desta noite.
O esfriamento já é perceptível na Região da Pampulha, segundo o meteorologista. Antes da chuva, os termômetros marcavam máximas de 33ºC, mas, em seguida a máxima caiu para 22ºC. Cleber ressaltou que as temperaturas poderão chegar a 19ºC nas próximas três horas. Na mesma região choveu cerca de 21 milímetros e em Nova Lima, na região metropolitana choveu 32 mm.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê a possibilidade de chuva nesta quarta-feira e temperaturas mínimas de 19ºC e máximas de 33ºC. “A umidade do ar pode chegar a 80%. As chuvas devem ocorrer pelo aquecimento e alta umidade na atmosfera” explicou o meteorologista.
“A partir de quinta-feira a possibilidade de chuva diminui por causa de uma massa de ar quente continental que ganha força no norte e nordeste do estado deixando o tempo seco e com o predomínio de sol”, explica o especialista do Inmet.
A Região Norte do estado teve registros marcantes na tarde desta terça-feira. Em São Romão, a temperatura chegou a 39ºC e em Salinas, a umidade relativa do ar marcou 19%, a mais baixa do estado. Os termômetros poderão marcar temperaturas máximas de 40ºC, esta semana no interior do estado, por causa da passagem da massa de ar quente.
O calor deve voltar perto do fim de semana com a previsão máxima de 33ºC na capital mineira. A umidade cairá para 70% a 30 % nesta quinta e sexta-feira. “A massa de ar continental tende a secar a atmosfera e não formar nuvens de chuva” ressaltou Cleber Souza.
Segundo o meteorologista, as temperaturas devem subir no sábado e domingo podendo marcar 35ºC na capital. Na próxima segunda-feira (4), uma frente fria chegará à Região Sudeste com possibilidade de chuva em todo o estado. “Com um aumento da concentração de nuvens por causa da passagem da frente fria, as temperaturas máximas caem ao longo da próxima semana”, ressaltou o especialista do Inmet.
*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa