De acordo com Secretaria de Saúde de Ouro Preto, os ouro-pretanos que são atendidos pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), são encaminhados para a casa de acolhimento através de uma lista diária feita pela Secretaria de Saúde da cidade.
O acolhimento começa ainda pela madrugada, quando os primeiros pacientes embarcam, por volta de 4h, no ônibus do município com destino a capital (de acordo com a demanda, há outra saída às 9h). Chegando ao destino, eles têm acesso a toda uma estrutura composta por 40 leitos, banheiros, cozinha, refeitório, área de recreação para as crianças, sala de televisão, além de uma refeição.
Para o Prefeito de Ouro Preto, a casa de acolhimento é a realização de uma demanda da população, que tem como objetivo proporcionar o conforto necessário aos pacientes que tem que passar o dia em Belo Horizonte. “Antes eles vinham para cá e passavam o dia inteiro aqui, algumas pessoas tinham reação a medicação, faziam quimioterapia, faziam radioterapia, passavam mal, e às vezes não tinham dinheiro para alimentação. Agora eles podem vir direto para essa casa logo pela manhã, podem tomar seu café e em seguida são direcionados cada um para o seu local.
A Casa de Apoio fica localizada na Rua Manaus, 434, Bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte.