Quem voltava pra casa pela Estação Central do metrô na noite desta segunda-feira (4) foi surpreendido por uma ação do Tarifa Zero. O coletivo distribuiu, na Praça da Estação, bilhetes a R$ 1,80 – a tarifa praticada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) antes da sequência de reajustes pela qual a tarifa tem passado desde abril deste ano.
Leia Mais
Tarifa do metrô sobe para R$ 3,70 no domingo em Belo Horizonte Ação de combate a sífilis distribui preservativos e panfletos no metrô para conscientizar usuáriosSaiba como vai ser o funcionamento do metrô de BH durante o réveillonMetrôs funcionam com horário estendido na semana de NatalMetrô é para quem pode Metrô paga preço do tarifaço: 2,4 milhões de passageiros a menos em nove meses
“O Tarifa Zero está fazendo essa ação como forma de chamar a atenção para um aumento que considera lesivo à população por parte da CBTU, que prejudica, especificamente, a população de baixa renda, principal usuária do metrô”, explica Mário Corrêa, integrante do Tarifa Zero.
Para Mário, a estratégia dos aumentos sem qualquer contrapartida para a população serve para “preparar o terreno” para uma privatização do metrô da capital mineira.
“Ao contrário dos aumentos anuais dos ônibus – que por causa da alta tarifa perde usuários constantemente – o metrô ampliou a participação nos últimos 10 anos”, ressalta o coletivo em nota.