Jornal Estado de Minas

Simulação de incêndio em shopping de BH provoca sustos na população


Uma simulação de incêndio no Boulevard Shopping, Região Centro-Sul de BH, assustou quem passava pela região na manhã desta terça-feira (5). Lojistas e funcionários do centro de compras participavam de exercício de evacuação coordenado pelo Corpo de Bombeiros, mas a movimentação chamou atenção de transeuntes que não sabiam da simulação. O trânsito foi desviado na portaria principal do shopping, na Avenida dos Andradas, Bairro Santa Efigênia, o que gerou também congestionamento no entorno.

Cartazes vermelhos fixados nas portas de entrada do shopping informavam aos frequentadores sobre o exercício. "Estamos em treinamento para evacuação", diz o texto. Mesmo assim, sem saber o que estava ocorrendo, a movimentação deixou confuso quem assistiu do lado de fora a agitação de pessoas e bombeiros na entrada principal.

Por meio das redes sociais várias pessoas manifestaram sua curiosidade e preocupação. "Alguém sabe o que aconteceu no boulevard shopping aqui de BH? Fecharam até Andradas", questionou uma usuária do Twitter. "To querendo saber tb tiraram todo mundo de lá de dentro parece", respondeu outra.

Guardas Municipais e uma equipe da BHTrans coordenavam o desvio do trânsito na Avenida dos Andradas. O treinamento foi realizado das 10h às 11h.
Uma equipe com coletes laranja orientava a entrada e saída de lojistas e funcionários do shopping. Segundo os bombeiros, na hora do simulado haviam poucos frequentadores no local e os que estavam presentes foram devidamente informados.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o treinamento é realizado com o intuito de evasão de pessoas em caso de incêndios e acidentes. "Os lojistas precisam saber exatamente o que fazer, como proceder, como retirar em segurança os presentes, até a chegada de uma guarnição do Corpo de Bombeiros”, informou a equipe no local.

A assessoria de imprensa do shopping informou que o treinamento já estava planejado desde 25 de outubro. Ainda de acordo com a assessoria, funcionários foram avisados em comunicado interno. "Os órgãos públicos aplicáveis, Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Defesa Civil já foram formalmente informados sobre o exercício. Desta forma, solicitamos a divulgação interna em seu estabelecimento para que os moradores, funcionários e/ou usuários não entrem em contato com os serviços de emergência no período do exercício", dizia o comunicado .