Chuva e raios voltaram a Belo Horizonte nesta terça-feira mesmo com o calorão. De acordo com a Defesa Civil municipal, a chuva não deve se prolongar durante a noite. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram temperatura máxima de 34ºC e mínima de 22ºC na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Os belo-horizontinos que se acostumem, pois o calor não vai dar trégua esta semana. Nos próximos dias, a temperatura tende a se elevar, mesmo com a ocorrência de precipitações. “No momento passa pela capital, uma área de instabilidade que é resultado do aquecimento e alta umidade da atmosfera, gerando as chuvas. Elas se dissipam rapidamente”, explicou o meteorologista Cleber Souza.
O meteorologista informou que nesta quarta-feira as chuvas tendem a ser mais fortes por causa de uma frente fria. Ela vem do Rio de Janeiro e passará pelo estado causando chuvas mais longas e mais fortes.
A previsão é de céu parcialmente nublado com sol pela manhã e pancadas de chuvas e trovoadas à tarde. Temperaturas poderão chegar a 36ºC e mínimas de 22ºC, enquanto que a umidade relativa do ar alcançará porcentagens mínimas de 25%.
Interior
A chuva chegou também ao Triângulo Mineiro e deixou rastros de destruição nesta terça-feira. O Corpo de Bombeiros de Araguari atendeu ocorrências de árvores que foram arrancadas pela raiz por causa das chuvas fortes.
“A possibilidade é que continue a chover pelas regiões do Triângulo, Oeste, Sul, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte ao longo da semana” explicou o meteorologista.
Segundo Cleber Souza, a temperatura mais alta do estado constatada nesta terça foi 42,4ºC em Araçuaí, na Região do Jequitinhonha-Mucuri, e em Salinas, na Região Norte, a umidade relativa do ar chegou a 11%.
A previsão é de que as temperaturas continuem altas na Regiões Norte e Leste com a sensação de abafado e sem previsão de chuvas para quarta (6).
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.