A semana começou com calor em Belo Horizonte e na região metropolitana, mas uma frente fria pode provocar chuva e diminuir as temperaturas nos próximos dias.
“Hoje, há uma frente fria no litoral do Rio de Janeiro. A tendência de hoje em diante é de chuvas no Centro-Sul e Oeste”, explica Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Belo Horizonte, a segunda-feira começou com temperatura mínima de 21°C e a máxima pode chegar aos 35°C. A umidade do ar deve ficar na casa dos 30%.
10h29 - Baixa umidade do ar até 18h de segunda-feira (11). Redobre a sua atenção e hidrate-se.
— Defesa Civil BH (@defesacivilbh) 11 de novembro de 2019
Fonte: Defesa Civil de BH
%u2800@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/11dFJ4IWhM
“Hoje à tarde, com nebulosidade e calor, podem ocorrer pancadas de chuva no Triângulo, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e na Grande BH. Nessas regiões, a partir de hoje até o fim da semana, por causa da passagem da frente fria, há condições de chuvas significativas. Não no dia todo, mas geralmente no começo da tarde se prolongando até a noite”, explicou o meteorologista.
No Norte, Vale do Jequitinhonha e Noroeste, predomina uma massa de ar seco. No domingo, Araçuaí registrou umidade relativa do ar de 11% sob um calor de 40,7°C. Nessas regiões, as chuvas podem ser fracas e isoladas durante a semana.