Está difícil fugir da chuva durante o feriado da Proclamação da República. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a passagem de uma frente fria pelo litoral e a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica concentram a umidade e o calor, facilitando a formação e o crescimento de nuvens na capital e em diferentes destinos dos mineiros.
Como no feriado muitos mineiros escolhem as praias do Sudeste como destino, o alerta vai para os motoristas que precisam pegar estrada no final de semana. Como a previsão é de chuva forte em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a atenção deve ser redobrada nas rodovias durante esse período.
10h06 - Possibilidade de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, até 8h de sexta-feira (15).
%u2014 Defesa Civil BH (@defesacivilbh) 14 de novembro de 2019
Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG pic.twitter.com/AWJkI2fLRW
No interior
No Sul e no Triângulo Mineiro há possibilidade de chuva forte. A formação de nuvens cumulonimbus são comuns nessa época do ano e podem causar tempestades com incidência de raios e até de granizo, em especial no Sul de Minas na região da Serra do Mantiqueira.
As temperaturas tendem a cair no Norte do estado ao longo dos próximos dias. Entretanto, a máxima prevista para sexta-feira é de 40°C e de 35°C no domingo.
Estrada Real
As cidades históricas de Ouro Preto, Diamantina, São João Del Rei e Tiradentes têm previsão de chuva para o feriado e para o sábado. No domingo a chuva cessa em todas essas cidades. Em Mariana não chove, mas o tempo deve ficar nublado e frio, com mínima de 18°C. Ouro Preto, Tiradentes e São João Del Rey tem mínima prevista de 19°C na sexta-feira.
* Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira