Jornal Estado de Minas

BH anoitece antes das 17h em véspera de feriado; entenda fenômeno

Viaduto Itamar Franco, na Região Noroeste de BH, por volta das 17h (foto: Leandro Couri/EM./D.A.Press)

Escureceu em Belo Horizonte antes mesmo das 17h nesta quinta-feira. A véspera de feriado teve chuva em toda a capital e alerta de granizo da Defesa Civil Municipal. Nesta quinta-feira, BH teve temperatura máxima de 30,8°C e mínima de 17,7°C. A menor umidade relativa do ar ficou em 42%.

Loading ...


Segundo o meteorologista Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o fenômeno do anoitecer durante a tarde é causado pela formação de grandes áreas de instabilidade que se formou no estado.

“Essas áreas de instabilidade passaram pela capital hoje muito cedo e se deslocam para o Leste. A área é enorme e praticamente bloqueia o sol, por isso que ficou escuro”, explicou o meteorologista.

Segundo Cléber, no início da noite o tempo instável começa a perder intensidade no território de BH e se aproxima de Nova Lima e Ibirité, na região metropolitana. Em Belo Horizonte, a previsão é de apenas chuvisco.

Loading ...



De acordo com o Inmet, choveu em toda a cidade. Entretanto, a chuva se concentrou com maior volume no Barreiro, sendo intensificada com raios e trovões. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de possibilidade de granizo até as 18h desta quinta-feira. Um alerta de pancadas de chuva permanece válido até às 10h de sexta-feira.

Em virtude da aproximação de uma frente friadeve chover durante todo o feriado prolongado. A chuva já atinge o Triângulo Mineiro, Centro-Oeste e Sul de Minas. No sábado, a chuva se concentra na área central do estado e domingo, nas regiões Norte e Leste.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.