Os professores da rede municipal de Belo Horizonte, ensino infantil e fundamental, encerraram a greve na noite desta sexta-feira. A decisão foi tomada com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de Belo Horizonte (Sind-Rede-BH) que se reuniram em uma assembleia, na Praça da Estação, na Região Centro-Sul da capital. Categoria estava paralisada desde o dia 6.
Ontem, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) enviou ao Sind-Rede, a minuta que retifica pontos do Decreto 17.200/19 – que modifica a carreira do servidor público municipal. A publicação do decreto foi um dos estopins para a deliberação da greve.
Prefeitura propôs reajuste salarial acumulado de 7,2% para funcionalismo. O índice representa a recomposição da inflação acumulada no período 2017/2020. O aumento será concedido em duas vezes, sendo 3,78% a partir de janeiro de 2020, referente à inflação de 2019, e, em dezembro de 2020, outros 3,30%, relativos à inflação até a data da concessão, resultando no acumulado de 7,2%.
A proposta foi estudada pelos membros do Comando de Greve e aceita nesta noite. As aulas serão retomadas na próxima segunda-feira.