Jornal Estado de Minas

Compras natalinas: saiba como será o policiamento para evitar crimes no fim de ano em BH

Efetivo da Guarda Municipal foi reforçado no Centro da capital mineira (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)

Uma operação para combater crimes que aumentam nesta época do ano, quando acontecem as compras natalinas, foi iniciada nesta segunda-feira pela Polícia Civil. Policiais vão realizar ações até o fim de dezembro em seis regiões da cidade para coibir roubos, furtos, estelionatos, entre outros crimes. A Guarda Municipal também vai aumentar o efetivo no Centro da capital mineira.


A operação, chamada de 100% BH, já teve início com cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão no Shopping Xavantes, no Centro. Lá, vários produtos irregulares foram apreendidos. Até a publicação desta reportagem, ninguém tinha sido preso.

“Nesta operação, que vai acontecer até o fim de dezembro e permanecer até quando for necessário, é para trazer mais segurança e tranquilidade para as pessoas que vão sair às ruas para as compras de Natal. Além dos comerciantes, que são alvos de furtos e roubos. As ações vão acontecer em todas as regionais do 1º Departamento, como a Sul, Barreiro, Venda Nova, Leste, Noroeste, e Região Central”, explicou o delegado Wagner Sales, chefe do 1º departamento de Polícia Civil.

Os policiais civis vão tentar coibir todos os crimes que, tradicionalmente, crescem no fim do ano, como roubo e furtos. Mas, outras modalidades criminosas serão alvos. “Vamos intensificar a verificação de denúncia via 181, fazer o levantamento de alvos com mandado de prisão em aberto, combate mais intenso ao tráfico de drogas, verificar o estelionato, pois nesta época do ano este crime aumenta. Será uma série de ações que vai atingir toda Belo Horizonte”, comentou o delegado.


Wagner Sales explica que os policiais civis ficarão de forma ostensiva nas ruas, com viaturas caracterizadas e com o uniforme da corporação.


Reforço da Guarda Municipal


O Centro de Belo Horizonte também vai ter mais guardas municipais. A Prefeitura vai intensificar as ações para coibir os crimes nesta época de compras. “Essa ação vai contar com aproximadamente 40 guardas. A ação vai trazer a sensação maior de segurança para a população, inclusive com abordagens a suspeitos”, disse Humberto Alves Gonçalves do Carmo, Guarda da Classe Distinta da Guarda Municipal.

O reforço na segurança vai acontecer em pontos já conhecidos. “Vamos focar em alguns pontos, como a Praça da Estação, Praça Rio Branco, Praça do Peixe, e na Região da Rodoviária. Nossa intenção é evitar roubos e furtos, manter este efetivo, pois sabemos que muitas pessoas vão realizar compras e queremos dar mais segurança”, completou Gonçalves.

A Polícia Militar (PM) também vai reforçar o policiamento na cidade. A operação deve ser divulgada ainda esta semana pela corporação. As ações devem acontecer, ainda, em municípios do interior do estado.