Uma operação para combater crimes que aumentam nesta época do ano, quando acontecem as compras natalinas, foi iniciada nesta segunda-feira pela Polícia Civil. Policiais vão realizar ações até o fim de dezembro em seis regiões da cidade para coibir roubos, furtos, estelionatos, entre outros crimes. A Guarda Municipal também vai aumentar o efetivo no Centro da capital mineira.
A operação, chamada de 100% BH, já teve início com cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão no Shopping Xavantes, no Centro. Lá, vários produtos irregulares foram apreendidos. Até a publicação desta reportagem, ninguém tinha sido preso.
Leia Mais
Megaoperação da PM tem mais de 300 veículos apreendidos em todo estadoCom 12 mil policiais, PM lança operação com foco em roubos e furtos em Minas Em operação contra maus-tratos, 100 galos são resgatados de residência em ItuiutabaPolícia Civil cumpre 20 mandados judiciais em operação no Aglomerado VentosaCemig economiza no recurso e investe em atrações culturais no Natal Reforço à saúde: Kalil entrega 39 ambulâncias e renova frota sucateadaOs policiais civis vão tentar coibir todos os crimes que, tradicionalmente, crescem no fim do ano, como roubo e furtos. Mas, outras modalidades criminosas serão alvos. “Vamos intensificar a verificação de denúncia via 181, fazer o levantamento de alvos com mandado de prisão em aberto, combate mais intenso ao tráfico de drogas, verificar o estelionato, pois nesta época do ano este crime aumenta. Será uma série de ações que vai atingir toda Belo Horizonte”, comentou o delegado.
Wagner Sales explica que os policiais civis ficarão de forma ostensiva nas ruas, com viaturas caracterizadas e com o uniforme da corporação.
Reforço da Guarda Municipal
O Centro de Belo Horizonte também vai ter mais guardas municipais. A Prefeitura vai intensificar as ações para coibir os crimes nesta época de compras. “Essa ação vai contar com aproximadamente 40 guardas. A ação vai trazer a sensação maior de segurança para a população, inclusive com abordagens a suspeitos”, disse Humberto Alves Gonçalves do Carmo, Guarda da Classe Distinta da Guarda Municipal.
O reforço na segurança vai acontecer em pontos já conhecidos. “Vamos focar em alguns pontos, como a Praça da Estação, Praça Rio Branco, Praça do Peixe, e na Região da Rodoviária. Nossa intenção é evitar roubos e furtos, manter este efetivo, pois sabemos que muitas pessoas vão realizar compras e queremos dar mais segurança”, completou Gonçalves.
A Polícia Militar (PM) também vai reforçar o policiamento na cidade. A operação deve ser divulgada ainda esta semana pela corporação. As ações devem acontecer, ainda, em municípios do interior do estado.