Cerca de 200 mil pessoas com idades entre 20 a 29 anos ainda não se vacinaram contra o sarampo em Belo Horizonte. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a capital lidera o número de infectados no estado. Para promover a imunização contra a doença, todos os Centros de Saúde de Belo Horizonte estarão abertos neste sábado (30).
Para a proteção contra a doença são necessárias duas doses da vacina para pessoas até 29 anos e uma dose para quem tem de 30 a 49 anos. Para as crianças, a primeira dose é dada aos 12 meses e a segunda aos 15 meses. Devido ao surto da doença no país, desde agosto as crianças de 6 a 11 meses também estão sendo imunizadas com a dose zero. Para esta faixa etária o esquema vacinal é formado por três doses.
Especificamente nesse sábado as unidades vão funcionar das 8h às 17h para vacinar exclusivamente jovens de 20 a 29 anos, público alvo desta etapa da campanha.
A transmissão do sarampo ocorre por meio de salivas expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Os sintomas da doença são febre alta, conjuntivite, tosse e manchas vermelhas no corpo. Quem apresentar algum dos sintomas deve procurar imediatamente um serviço de saúde.