Depois de passar a noite na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o jogador de vôlei Earvin N'Gapeth, da seleção francesa e do Zenit Kazan, da Rússia, recebeu liberdade provisória nesta terça-feira. Foi estipulada uma fiança de R$ 50 mil. O atleta foi preso por importunação sexual na madrugada de segunda-feira ao dar um tapa nas nádegas de uma jovem, de 29 anos, em uma casa de shows no Bairro Estoril, Região Oeste da capital.
Leia Mais
Jogador de vôlei da França, Ngapeth é preso por importunação sexual em BHChega a 11 o número de vítimas de importunação sexual por ginecologistaGinecologista preso em BH é denunciado por cinco mulheres por importunação sexual Mulher denuncia importunação sexual dentro de ônibus e botão de pânico é acionadoPolícia investiga pastor de BH acusado de importunação sexualO atleta deverá comparecer a todos os atos do inquérito e a ação penal que vier a ser instaurada, deve comunicar previamente o juízo se alterar endereço, está proibido de se aproximar da vítima, devendo manter uma distância mínima de 200 metros e não poderá ter qualquer tipo de contato com a mesma, seja verbal, físico ou visual.
Noite na cadeia
O jogador francês passou a noite em uma cela-dormitório, na triagem da Penitenciária Nelson Hungria, na companhia de 10 outros presos. Tão logo foi liberado pela Justiça, N'Gapeth foi levado de volta à penitenciária para trocar de roupas - tirou o uniforme vermelho e colocou suas roupas -, e em seguida retornou ao hotel onde estava hospedado para pegar sua mala e seguir para Confins.
Antes de deixar o hotel, no entanto, ele tomou um banho, almoçou e dormiu um pouco. "Passei a noite em claro", disse. N'Gapeth deixou o hotel, por volta de 15h30, indo para Confins. Às 19h30, seguirá para o Rio de Janeiro, onde trocará de avião, em um voo para Paris.
A prisão
O jogador foi preso, na madrugada de segunda-feira, por importunação sexual em Belo Horizonte. O atleta estava em uma casa de shows no Bairro Estoril, na Região Oeste da capital, quando deu um tapa nas nádegas de uma jovem de 29 anos. Segundo a Polícia Civil, o flagrante foi ratificado e ele será encaminhado para uma unidade do sistema prisional. Jogador disputou o Mundial de Clubes de Vôlei em Betim, na Grande BH.
De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM), por volta de 1h20, uma jovem acionou a corporação depois de levar um tapa nas nádegas. Ela estava em companhia de uma amiga e do namorado, que confirmou os fatos para os policiais.
Ngapeth foi preso e deu sua versão para o caso. Segundo consta no boletim de ocorrência, o atleta afirmou que estava em um camarote para uma confraternização com alguns conhecidos. Durante a festa, admitiu que deu um tapa nas nádegas da garota. De acordo com o jogador, na França e nos jogos de vôlei são comuns, durante comemorações, trocas indiscretas de tapas nas nádegas, inclusive, entre homens e mulheres.
Disse, ainda, que a atitude não configura agressão ou ofensa. Contou, também, segundo o registro policial, que confundiu a mulher com uma de suas conhecidas. Que quando percebeu o erro, pediu desculpas para ela e o namorado da mulher, mas não foi atendido.
A mulher vítima da agressão afirmou que estava saindo da casa de shows, quando recebeu um forte tapa nas nádegas, que foi desferido por N'Gapeth. O fato foi confirmado pelo namorado da garota.
Posição do jogador
A assessoria de imprensa de Ngapeth se manifestou por meio de nota. Segundo o documento, o jogador se envolveu em um mal-entendido. O jogador confundiu uma mulher com uma de suas amigas próximas e deu um leve tapa em suas nádegas, em tom de brincadeira. Ao perceber que se tratava de outra pessoa, N'Gapeth ficou profundamente constrangido e se desculpou com a mulher. "Earvin está consternado com a situação e lamenta muito pelo constrangimento causado. Como se tratou de uma brincadeira, estamos defendendo a atipicidade da conduta. Ou seja, vamos demonstrar que não houve dolo e, portanto, não há crime", explica Dino Miraglia, advogado do atleta no Brasil.
Segundo a assessoria de imprensa, o jogador reforça o pedido de desculpas já feito diretamente à mulher por tê-la confundido com outra pessoa e está à disposição das autoridades enquanto aguarda a decisão da Justiça.