Foi por pouco tempo. Mas, já encantou quem passou pela Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na noite desta terça-feira. A tradicional iluminação do cartão-postal da capital mineira passou por um teste de 15 minutos. As luzes serão inauguradas nesta quarta-feira, às 19h. Elas vão ficar acesas até 6 de janeiro, no Dia de Reis.
Neste ano, mais de 400 mil microlâmpadas de LED, mil lâmpadas estrobos, 1,5 mil metros de mangueiras luminosas e 78 projetores foram instalados. Uma cortina de microlâmpadas decorou o coreto e uma árvore de Natal com sete metros de altura foi construída. A decoração toma a calçada, alamedas, canteiros, palmeiras e fontes.
Foi cogitada a possibilidade da decoração não ser feita neste ano, depois de 32 anos. Mas, a Cemig, garantiu a iluminação junto com uma rede de apoiadores. Vão colaborar com a iluminação a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a construtora MRV, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), o Circuito Cultural Praça da Liberdade, Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Banco do Brasil, Vale, Fiat e Gerdau.
A Prefeitura de BH, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e a empresa Olimpo Segurança também dão suporte ao evento.