Jornal Estado de Minas

Com cachaça na boleia, caminhoneiro é flagrado com o maior índice de embriaguez do ano em Minas

Resultado do bafômetro realizado pela PRF. À direita, garrafa de cachaça encontrada na boleia (foto: PRF/Divulgação)


Um caminhoneiro de 34 anos foi preso após passar por um teste do bafômetro que mostrou o maior índice de embriaguez ao volante registrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Minas Gerais neste ano



A prisão ocorreu no fim da tarde dessa segunda-feira na BR-365 em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O veículo foi interceptado pelos policiais depois de denúncias ao número 191, da PRF. Motoristas disseram ter visto o veículo de carga fazendo zigue-zague na estrada. 

Quando abordaram o condutor no km 634, os policiais sentiram um forte cheiro de álcool na cabine. “Diante da forte suspeita de embriaguez ao volante, o motorista foi submetido ao exame com o etilômetro (bafômetro). O aparelho registrou a marca de 1,47 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. O índice representa quatro vezes o valor considerado como crime de trânsito, que é 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões”, informou a PRF. Uma garrafa com cachaça foi apreendida  na boleia. 



De acordo com a PRF, o caminhoneiro trabalha para uma transportadora, cujo nome não foi divulgado. Um responsável pela empresa esteve no posto policial e acionou outro motorista para levar a carreta. 



Preso em flagrante por crime de trânsito, o motorista foi levado a uma delegacia de Polícia Civil em Uberlândia. Além de pagar multa de R$ 2.934,70 pela infração gravíssima, ele terá a carteira apreendida por um ano.

No início da tarde, a PRF informou que o motorista embriagado foi preso sem direito a fiança e encaminhado ao Presídio Professor Jacy De Assis, em Uberlândia.

Ainda segundo a polícia, em 2019 os agentes flagraram 3.177 motoristas dirigindo embriagados em Minas Gerais. Destes, 315 foram detidos por crime de trânsito.