Andar na contramão e não usar descargas, capacete nem retrovisor. Tudo isso para “lombrar”, isto é, causar impacto e chamar atenção, por meio de infrações de trânsito como hobby, sob o lema "se não for pra lombrar, nem sai de casa". Esse era o objetivo de dezenas de motociclistas que foram multados pela Guarda Municipal na madrugada desta terça-feira (24), na Praça do Papa, Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Segundo a GMBH, a guarnição agiu ao ser informada pelo Centro Integrado de Operações (COP-BH) sobre o evento. A programação, conhecida como “lombrão de Natal”, foi marcada e divulgada nas redes sociais.
Sendo assim, a Guarda Municipal realizou uma blitz na Praça do Papa e evitou o racha. Um motociclista foi preso e teve a moto apreendida. Outras seis motocicletas foram apreendidas e 20 multas aplicadas. A Polícia Civil, no entanto, informa que três pessoas foram detidas.
Os motociclistas marcaram dois pontos de encontro: meia-noite no Bairro PTB, em Betim, na Grande BH; e às 1h em frente à fábrica de alimentos Vilma, em Contagem (Grande BH), na Cidade Industrial.
De acordo com a Polícia Civil, duas pessoas foram conduzidas e liberadas. A ocorrência será investigada pela Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos (Deav). Outro envolvido, segundo a corporação, foi preso em flagrante por estar com o veículo clonado e ainda permanece detido.
A reportagem fez contato com a Polícia Militar, mas a corporação não registrou a ocorrência.