Os danos provocados pela forte chuva que atingiu a capital mineira, na noite do primeiro dia do ano, ainda está sendo contabilizados. Na Estação Vilarinho, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o alagamento não só prejudicou a circulação dos trens, entre 5h15 à 07h30 da manhã, como causou muitos danos materiais.
A CBTU informou que, Por causa da inundação dos trilhos, dois trens tiveram diversos equipamentos comprometidos e precisaram ser retirados de circulação. A água também queimou uatro máquinas de chave de aparelho de mudança de via (AMV), além além de dois conjuntos de escadas e elevadores que dão acesso ao metrô na entrada da Avenida Vilarinho.
E a lista de estragos não para aí. Conforme a companhia, os trilhos também vão precisar de reparação. As britas, usadas para dar suporte aos dormentes e trilhos na via, foram levads pela água e será necessário uma recomposição. Outra área que vai precisar de reparação é a grade de vedação de estacionamento de trens na Estação Vilarinho.
Segundo a CBTU, equipes de manutenção e operação trabalharam durante toda a madrugada para garantir a circulação dos trens na manhã de hoje. Mesmo com todo o esforço, só foi possível normalizar o transporte por volta das 07h30 da manhã. Por cerca de duas horas, apenas um trem acoplado operou entre as estações São Gabriel e Vilarinho.