Atenção, motoristas! Um barranco cedeu na madrugada deste sábado na MG-30, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Leia Mais
Chuvas: PM salva homem que ficou ilhado sobre carro em BH; veja vídeoApós tempestade, muro de hipermercado cai sobre carro em BHChuva causa inundação em Venda Nova; estações do metrô e do Move são fechadasPrevisão de chuva e rajadas de ventos deixa BH em alerta até manhã de domingoTransbordamento do córrego Vilarinho deixa vários estragos na região de Venda NovaDefesa Civil de BH emite alerta de pancadas de chuva, com raios e ventos de 50km/hDesde 1º de janeiro, a Grande BH é atingida por fortes chuvas. Na noite dessa sexta -feira, um temporal causou alertas em moradores das regiões Noroeste, da Pampulha e de Venda Nova da capital. Segundo a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (Supdec), o córrego Vilarinho (Venda Nova) inundou e causou diversos alagamentos na região. Os mananciais Coqueiros e Ressaca (ambos no território Noroeste) e Sarandi (Pampulha) também correram risco de transbordar.
Em três dias, choveu 65% do que era esperado para o mês inteiro em Venda Nova. Só na noite desta sexta, a Defesa Civil registrou chuva extremamente forte em sete das nove regionais da cidade. Além do Noroeste e Venda Nova, os territórios Leste, Oeste, do Barreiro, da Pampulha e Centro-Sul já enfrentaram precipitações de alta intensidade.
Acumulado de chuva (em milímetros), por regional, em janeiro de 2020 até 22h20 de sexta-feira (3):
- Barreiro - 126,8 (39% da média)
- Centro Sul - 195,2 (59%)
- Leste - 171,8 (52%)
- Nordeste - 148 (45%)
- Noroeste - 182,4 (55%)
- Norte - 104 (32%)
- Oeste - 186,2 (57%)
- Pampulha - 197,2 (60%)
- Venda Nova - 214 (65%)
(Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte)
Proteja-se
Veja dicas de segurança para o período chuvoso
» Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximo aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
» Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
» Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
» Atenção especial em áreas de encostas e morros.
» Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
» Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água, avise imediatamente a Defesa Civil (199).
» Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas e altas e não use equipamentos elétricos.