Jornal Estado de Minas

Queda de barranco complica trânsito em estrada para Nova Lima, na RMBH

Atenção, motoristas! Um barranco cedeu na madrugada deste sábado na MG-30, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A via, que é simples e mão dupla, ficou parcialmente interditada próximo ao km 20. Os carros desviam do sedimento por meio da pista sentido BH.  O fluxo é intenso na rodovia e chove fraco nesta manhã.



Desde 1º de janeiro, a Grande BH é atingida por fortes chuvas. Na noite dessa sexta -feira, um temporal causou alertas em moradores das regiões Noroeste, da Pampulha e de Venda Nova da capital. Segundo a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil (Supdec), o córrego Vilarinho (Venda Nova) inundou e causou diversos alagamentos na região. Os mananciais Coqueiros e Ressaca (ambos no território Noroeste) e Sarandi (Pampulha) também correram risco de transbordar.

 

Em três dias, choveu 65% do que era esperado para o mês inteiro em Venda Nova. Só na noite desta sexta, a Defesa Civil registrou chuva extremamente forte em sete das nove regionais da cidade. Além do Noroeste e Venda Nova, os territórios Leste, Oeste, do Barreiro, da Pampulha e Centro-Sul já enfrentaram precipitações de alta intensidade.

 

Acumulado de chuva (em milímetros), por regional, em janeiro de 2020 até 22h20 de sexta-feira (3):

 

(Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte) 

 

 

Proteja-se 

Veja dicas de segurança para o período chuvoso

 

» Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximo aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.



 

» Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

 

» Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

 

» Atenção especial em áreas de encostas e morros.

 

» Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199).

 

» Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água, avise imediatamente a Defesa Civil (199).

 

» Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas e altas e não use equipamentos elétricos.