Uma tradição desaparecida há mais de seis décadas da paisagem barroca voltou ao Centro Histórico de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde deste sábado (4). Como parte da 2ª Jornada dos Santos Reis, o Bando, formado por cavaleiros agora com 20 integrantes e que faz a guarda da bandeira dos Santos Reis, levou emoção – e despertou curiosidade – a moradores e visitantes que estavam na Rua Direita, com suas casas enfeitadas para a ocasião. Conhecida pelo Circuito de Presépios, com dezenas deles montados nas residências e milhares interessados em admirá-los no ciclo natalino, a cidade comemora antecipadamente o Dia dos Santos Reis. Neste domingo (5), véspera do Dia de Reis, tem a Festa da Epifania do Senhor, com missa na Serra da Piedade, em Caeté, também na região metropolitana.
O Grupo das Pastorinhas conta com a orientação e participação de Cleusa da Conceição Batista, há mais de 60 anos revivendo a figura da cigana. Retornando às atividades em sua configuração completa, após interrupção de mais de duas décadas, o grupo conta em sua nova formação com a presença de mulheres da terceira idade do Amigos para Sempre.
O retorno das pastorinhas
Durante a passagem do cortejo pela Rua Direita, os grupos homenagearam a primeira geração de luzienses responsáveis pela montagem de presépios na cidade a partir do início do século 20, incluindo dona Augusta Dolabella e Santina Dantas, lembradas em estandartes com os nomes e fotografias. O evento cultural teve apoio da ONG Solidariedade Todos Juntos Sempre, da Paróquia Santa Luzia, que tem à frente o padre Felipe Queirós, e prefeitura local.
Festa na Serra da Piedade
Diante das imagens, os grupos vão entoar cânticos e fazer orações, em apresentação que une fé e cultura, numa referência à visita dos reis magos ao Menino Jesus, conforme a narração bíblica. A Festa da Epifania do Senhor, data especial em que o Menino Jesus foi apresentado ao mundo, é celebrada pela Igreja Católica no segundo domingo após o Natal. A palavra epifania vem do grego (epifáneia) e significa manifestação pública.
PROGRAMAÇÃO (domingo, 5 de janeiro)
Missa seguida de procissão entre as basílicas da Romaria e da Ermida, com os grupos Pastorinhas de Jaboticatubas e Folia de Reis de Justinópolis, em Ribeirão das Neves