A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, na noite desta segunda-feira (13), que o número de casos suspeitos de intoxicação exógena, que causa a síndrome nefroneural, saltou de 10 para 17. São 16 homens e apenas uma mulher entre os listados.
Leia Mais
Mais um caso: paciente com sintomas da síndrome nefroneural dá entrada em hospital de BHMinistério da Agricultura manda recolher todas as marcas da cervejaria BackerCerveja contaminada em BH: vídeo mostra 10 perguntas e respostas sobre a investigaçãoPompéu notifica morte de mulher com sintomas de síndrome nefroneuralPolícia e Ministério da Agricultura voltam à Backer, que vai conceder coletiva nesta terça Backer entra na Justiça contra recall solicitado pelo governo federalEm primeiro dia, vigilância sanitária recolhe quase 200 cervejas da Backer
A intoxicação exógena deve ter sido causada pelo consumo da substância química dietilenoglicol, encontrado no sangue de quatro dos 17 pacientes. O composto orgânico foi encontrado em três lotes da cerveja Belorizontina, fabricada pela Backer em BH.
Pacientes começaram a apresentar os sintomas da doença misteriosa na segunda quinzena de novembro. No início, problemas gastrointestinais (náusea e/ou vomito e/ou dor abdominal).
Depois, os pacientes sofrem insuficiência renal aguda de evolução rápida (em até 72 horas) somada a alterações neurológicas, como paralisia facial e descendente, borramento visual, amaurose (perda da visão parcial ou totalmente) e alteração de sensório.