Praticantes de caminhada em Belo Horizonte já podem contar com o atendimento do Programa Caminhar, da prefeitura da capital, em 2020. As atividades começaram nesta segunda-feira e são realizadas quinzenalmente, durante todo o ano, em praças nas nove regionais.
Nessa terça-feira, a equipe com uma média de 12 pessoas, entre profissionais de educação física e estagiários, marcou presença na Praça das Jabuticabeiras, no Bairro Coração Eucarístico, Região Noroeste de BH. “O objetivo maior do Caminhar nas pistas é passar algumas informações sobre a importância da prática de atividade física principalmente voltada para a saúde”, explica a analista de Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Luciana Paro de Castro.
Sob uma tenda próxima às pistas, as equipes fazem o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), aferição da pressão arterial, testes cardiorrespiratórios, de flexibilidade e força. A partir dos resultados, eles orientam os praticantes de caminhada sobre seus objetivos com a atividade e como alcançá-los. A cada 15 dias, as pessoas passam por avaliações diferentes. É um acompanhamento contínuo. Cada dia a pessoa faz uma avaliação diferente, primeiro física, depois cardiorrespiratórias, flexibilidade, depois teste de força. Vamos alternando”, detalha Luciana, ressaltando que a importância de que a população pratique atividades físicas de forma orientada.
O atendimento do Programa Caminhar é realizado das 7h às 9h30. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, no ano passado, 11 mil pessoas passaram pelas tendas do programa. Confira, abaixo, a agenda desta semana. Mais informações estão disponíveis no site da PBH.
Quarta, 15 de janeiro - Regional Nordeste
Avenida Bernardo Vasconcelos, esquina com Rua Nossa Senhora da Paz, próximo ao nº 780, bairro Cachoeirinha.
Quinta, 16 de janeiro - Regional Oeste
Praça da Saúde (entre a avenida Silva Lobo e a Rua Viamão), bairro Grajaú.
Sexta, 17 de janeiro - Regional Leste
Avenida dos Andradas (esquina com avenida Mem de Sá), bairro Santa Tereza.