O transbordamento das águas do Ribeirão Arrudas provoca sempre imagens impactantes, com resgates cinematográficos, cenas lamentáveis e muito revolta. E não é para menos. Imagens dos anos 1970 e 1980 revelam que nesse período houve registro de ao menos sete grandes enchentes nesta região de Belo Horizonte. Especialistas apontam soluções: veja o vídeo abaixo.
Leia Mais
Vídeo mostra impressionantes ondas no Arrudas, com temporal em BHApós chuvas, prefeitura de BH decreta situação de emergência para Av. Tereza CristinaMoradores protestam contra transtornos causados pelas chuvas em BHTelhados verdes: saiba como eles podem amenizar impactos das chuvasO novo coronavírus: entenda a origem da doença que se tornou uma ameaça globalMinas Gerais pode ter novas tempestades nos próximos dias, alerta Governo Federal Avenida Tereza Cristina é parcialmente liberada, mas buracos ainda exigem atençãoCom Contagem e BH, Minas tem ao menos 24 cidades em situação de emergência por causa das chuvasChuva: Contagem também decreta situação de emergênciaA região na qual está localizada Belo Horizonte tinha quase 700 quilômetros de cursos d’água quando a capital foi projetada. Porém, nos projetos originais da construção da cidade, eles foram ignorados. O mapa hidrográfico atual da cidade mostra um pouco as consequências desse começo desastroso.
No caminho das águas há trechos em leito natural. Canalizados, mas abertos. Canalizados fechados e os canalizados em seção tubular. BH tem ainda outros vários cursos d'água ainda não cadastrados.
No caminho das águas há trechos em leito natural. Canalizados, mas abertos. Canalizados fechados e os canalizados em seção tubular. BH tem ainda outros vários cursos d'água ainda não cadastrados.
A história de Belo Horizonte é de negação da água. Nesse modelo desenvolvimentista urbano, baseado na indústria, na verticalização e no asfalto, a cidade rompeu com suas águas urbanas. Culturalmente, os moradores da cidade sempre enxergaram as águas como local para lançar o lixo. Na opinião de especialistas, só é possível ter um novo Ribeirão Arrudas se os erros do passado forem corrigidos.