(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Agência Nacional de Mineração solicita atenção em barragens por causa de chuva

'Solicitamos que as equipes de segurança de barragens dos empreendedores se mantenham em alerta e com monitoramento diário das condições de barragens', diz o comunicado


postado em 23/01/2020 16:50

Barragens de mineração em Congonhas, na Região Central de Minas, devem ter atenção redobrada(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)
Barragens de mineração em Congonhas, na Região Central de Minas, devem ter atenção redobrada (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press)

O alerta de chuvas torrenciais em grande parte do país colocou a Agência Nacional de Mineração (ANM) em posição de pedir às empresas de barragens atenção especial com suas estruturas. 

Um comunicado divulgado nesta terça-feira abrange especialmente os estados de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. As chuvas são previstas para acima de 100 milímetros por dia até o sábado.

“Solicitamos que as equipes de segurança de barragens dos empreendedores se mantenham em alerta e com monitoramento diário das condições de barragens até 27/1, em especial do estado de conservação”, diz a nota. ”Solicitamos, ainda, que mantenham atenção às tomadas d’água dos vertedouros garantindo a capacidade vertente de acordo com o projeto”, acrescentou a ANM.

A Agência reforçou o pedido para que as mineradoras acionem o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), e informem imediatamente no Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM) – sistema que gerencia as barragens de mineração no território nacional, o empreendedor deve atualizar sempre que ocorrerem mudanças na estrutura ou em seu reservatório.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)