O alerta de chuvas torrenciais em grande parte do país colocou a Agência Nacional de Mineração (ANM) em posição de pedir às empresas de barragens atenção especial com suas estruturas.
Um comunicado divulgado nesta terça-feira abrange especialmente os estados de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. As chuvas são previstas para acima de 100 milímetros por dia até o sábado.
“Solicitamos que as equipes de segurança de barragens dos empreendedores se mantenham em alerta e com monitoramento diário das condições de barragens até 27/1, em especial do estado de conservação”, diz a nota. ”Solicitamos, ainda, que mantenham atenção às tomadas d’água dos vertedouros garantindo a capacidade vertente de acordo com o projeto”, acrescentou a ANM.
A Agência reforçou o pedido para que as mineradoras acionem o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), e informem imediatamente no Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens de Mineração (SIGBM) – sistema que gerencia as barragens de mineração no território nacional, o empreendedor deve atualizar sempre que ocorrerem mudanças na estrutura ou em seu reservatório.