Inundação na avenida Cristiano Machado, altura do bairro Primeiro de Maio próximo a estação São Gabriel.
%u2014 Estado de Minas (@em_com) January 24, 2020
(Reprodução Whatsapp) pic.twitter.com/n4YsMaHnGL
07h58 Fechamento da Tereza Cristina no primeiro retorno após a r. Maggi Salomon no sentido bairro em função da chuva. https://t.co/KI6LMcm9Ek pic.twitter.com/2ntDePhDLs
%u2014 OficialBHTRANS (@OficialBHTRANS) January 24, 2020
Desabamentos e deslizamentos
Em Contagem, parte de uma residência desabou na Rua Antônio Pires, Bairro Santa Maria. Não houve vítimas. A Cemig também foi acionada porque um poste caiu na via.
Temperatura baixa é barreira para temporal
Chuvas contínuas, sem grandes temporais, devem se repetir hoje. Essa é a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a capital mineira, que atravessou o “dilúvio” de ontem em meio a uma onda de boatos, que foram do fechamento do metrô à decretação de ponto facultativo em Belo Horizonte, desmentidos pelas autoridades o longo do dia. “A expectativa é de céu encoberto a nublado com pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Ou seja, esperamos precipitações mais contínuas, como as de hoje (ontem)”, disse a meteorologista do Inmet Anete Fernandes. Segundo ela, embora não haja como assegurar a intensidade das chuvas, mesmo com monitoramento diário, grandes tempestades ocorrem quando as temperaturas estão mais altas, o que não é esperado hoje. “As temperaturas se mantêm amenas, entre 18 e 23 graus”, projetou. A média histórica para o mês de janeiro é de volume de chuva de 329mm na capital mineira. Ontem, todas as regiões de Belo Horizonte já haviam superado essa marca. O volume de chuvas acumulado mais alto é o da Região Centro-Sul, com 627mm, 91% acima da média histórica da cidade.
7h42 - Nesta sexta-feira (24) a previsão meteorológica indica que o dia será de céu encoberto com chuvas, trovoadas, rajadas de ventos ocasionais. A mínima foi de 18°C, máxima estimada de 21°C e a umidade relativa mínima em torno de 85% à tarde. Fonte: Defesa Civil de BH pic.twitter.com/97bFlghXbl
%u2014 Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) January 24, 2020
Boatos
Em parte, ele tinha razão. Não faltaram boatos ontem nas redes sociais. Um exemplo: um áudio circulou pelo WhatsApp prevendo um cenário de caos, falando em ponto facultativo no serviço público em geral e até no fechamento do metrô. “Não há previsão de ponto facultativo na Prefeitura de Belo Horizonte”, informou a assessoria do Executivo municipal ontem. A Defesa Civil de Minas Gerais também desmentiu o áudio ao longo da manhã de ontem. Diante da repercussão, até a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-BH) se manifestou para esclarecer que “não existe qualquer paralisação prevista para as operações do metrô nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/1) e o sistema segue operando normalmente, das 5h15 às 23h, com todas as estações abertas à população”.