O aumento do volume do Rio das Velhas, que deixou centenas de pessoas ilhadas e desalojadas em Raposos, na Região Metropolitana, também causa apreensão em outras cidades banhadas pelo manancial. Uma delas é Várzea da Palma, no Norte de Minas.
Leia Mais
Rio Taboões transborda e deixa Santuário do Caraça ilhadoCiclone no litoral brasileiro contribui para chuva recorde em BHRio transborda e causa transtornos em Santa BárbaraCorpo de homem desaparecido desde sexta-feira é encontrado em Várzea da PalmaAcusado de abusar de crianças em eventos religiosos chama denunciantes de 'loucas'Chuva causa desabamentos e deslizamentos em várias cidades; confiraDefesa Civil estadual faz alerta de chuva intensa, raios e vendaval para 65 cidades em MinasDe acordo com a Polícia Militar de Várzea da Palma, o nível do Rio das Velhas subiu bastante. Porém, até o início da tarde não foram registrados problemas. “Tivemos aqui um movimento de curiosos, que foram até uma ponte sobre o Rio das Velhas para verem a chegada da enchente”, disse um PM.
O Rio das Velhas nasce no município de Ouro Preto e percorre 801 quilômetros até desaguar no Rio São Francisco, no distrito de Barra do Guaicuí, no município de Várzea da Palma, abaixo de Pirapora. O Velhas corta 51 municípios.
A enchente no Velhas é provocada, sobretudo, pelos temporais registrados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pois no afluente do São Francisco deságua o Ribeirão Arrudas e o Ribeirão Onça, que cortam a Capital.