As chuvas provocaram uma série de danos em Capelinha, de 37,7 mil habitantes, no Vale do Jequitinhonha, no fim de semana. Na manhã desta segunda-feira (27), a prefeitura informou que realiza levantamento e “prepara os trâmites legais” para decretar estado de calamidade pública na cidade, devido aos estragos provocados pelos temporais.
A municipalidade também solicitou aos moradores para evitar as áreas de risco e “não tomar atitudes impensadas” durante as chuvas, devendo acionar a Defesa Civil e a Polícia Militar nas situações de emergência.
A cidade foi castigada por um forte temporal na tarde de domingo, que inundou ruas, invadiu casas e derrubou muros. A Polícia Militar atendeu a diversos chamados. Duas pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital da cidade. Uma delas foi um homem que teve o braço ferido. Ele passou por cirurgia e continua internado em recuperação.
A Defesa Civil Municipal informou que várias famílias tiveram as residências invadidas pela água e foram levadas para as casas de parentes e amigos. Houve também o registro de quedas de muros e do abalo da estrutura de moradias. Os maiores danos ocorreram no Centro da cidade e nos bairros Aparecida, Vista Alegre, Cidade Nova, Subestação e Piedade.