A Prefeitura de Coronel Fabriciano, na Região Central de Minas Gerais, confirmou, nesta segunda-feira (27), mais uma morte causada pelas enchentes em Minas Gerais: Fábio Damásio, de 42 anos, foi encontrado já sem vida no Rio Piracicaba, próximo ao Bairro Mangueiras. Segundo a prefeitura, a vítima tem epilepsia, entrou em uma área alagada e era procurada desde domingo (26).
Em Coronel Fabriciano, exatamente 105 pessoas estão fora de suas casas: 293 desalojadas e 12 desabrigadas, conforme balanço da prefeitura. As vítimas desalojadas foram acolhidas e encaminhadas para a Escola Municipal Boa Vista, no bairro Santa Helena. O local também funciona como ponto de apoio para recebimento de donativos.
Outros três pontos também recebem as vítimas das chuvas na cidade: a Escola Municipal Nicanor Ataíde, no Bairro Mangueiras; a Igreja do Evangelho Quadrangular, no Bairro Dom Helvécio; e a Igreja Católica do Bairro Manoel Domingos, áreas mais atingidas pela cheia do Rio Piracicaba.
De acordo com o Executivo municipal, a prioridade agora é desobstruir vias que sofreram com desmoronamentos, deslizamentos e alagamentos. A cidade já decretou situação de emergência, que foi reconhecida pelo governo do estado.
Com o decreto, o município pode ter acesso aos donativos recolhidos pelo governo estadual, além de recursos do governo federal. No domingo, a União garantiu o repasse de R$ 90 milhões para os estados atingidos pelas chuvas, principalmente Minas e Espírito Santo.