Janeiro ainda nem acabou e já deixa os mineiros apreensivos com a possibilidade de mais água. De acordo com meteorologistas, Minas Gerais não tem previsão para estiar tão cedo. No entanto, ainda não é motivo para alarme. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a configuração de uma nova zona de convergência está para se formar na próxima semana e pode provocar chuva. O que ainda não dá para prever, segundo a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, é se o sistema vai se configurar como uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – responsável pelas chuvas intensas do fim da semana passada.
Leia Mais
Dos 52 mortos pelas chuvas em Minas, 42 foram vítimas de soterramentoChuva leva para Rio Doce rejeito de minério da Samarco depositado na Barragem de CandongaPor causa de chuvas, pré-carnaval é cancelado em Sabará, na Grande BHChuva forte volta a castigar BH; carros são arrastadosAtenção
Enquanto isso, o Inmet pede que a população acompanhe a previsão do tempo diariamente e permaneça atenta às atualizações da Defesa Civil de Minas Gerais. Pelas redes sociais, diariamente o órgão emite alertas para regiões suscetíveis a alto volume de chuva. No Twitter e Instagram, o endereço é @defesacivil_mg. Os alertas também são enviados via SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da moradia para o número 40199. O serviço é gratuito.
Próximos dias
A partir desta quarta-feira, o volume de chuva que atingia o Norte de Minas deve diminuir e aumentar as áreas de instabilidade no restante do estado até sexta-feira. Pancadas de chuva e trovoadas são esperadas no Oeste e Sul do estado. Céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Noroeste, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Campo das Vertentes e Zona da Mata.Em Belo Horizonte e região metropolitana, a previsão esta quinta-feira é de mais nebulosidade, com possibilidade de pancadas e trovoadas isoladas no período da tarde e noite. Esse tempo se repete até sexta-feira, com temperaturas variando entre 18 e 29 graus. A partir de sábado, é esperada a aproximação de frente fria em todo estado.