Leia Mais
Enxurrada causa destruição no entorno da praça Marília de Dirceu, em Belo HorizonteChuva alaga entrada do Mercado Central em Belo HorizonteEm três horas, choveu mais que a metade do esperado para janeiro no Centro-Sul de BHRestaurantes, pizzarias e pastelaria são alagados com forte chuva em Belo HorizonteDesabamento deixa vítimas na Grande BHMoradores atingidos em Minas temem, além da chuva, os saques noturnos Buritis tem ruas destruídas com forte chuva em Belo HorizonteRepórter no Bairro São Bento: 'Foram três horas de pânico''Foi uma cena de guerra', diz educadora sobre temporalDas 53 mortes desde a última semana, 43 foram por soterramento: resultado da sequência de dias com altas quantidades de precipitação, o que amplia o risco de acidentes geológicos. Outras oito pessoas morreram arrastadas pelas águas e duas por afogamento.
Segundo a última atualização, o número de afetados pelas precipitações recentes chega a 33.408 pessoas: 28.893 desalojados, 4.397 desabrigados, 65 feridos e uma pessoa desaparecida (em Conselheiro Lafaiete, Região Central), além dos 53 mortos.
A situação caótica que o estado enfrenta com as chuvas forçou o governo de Minas a decretar situação de emergência em 101 municípios. Outras 24 cidades tomaram a mesma medida, porém por conta própria. Mais três localidades – Orizânia (Zona da Mata), Ibirité (Grande BH) e Catas Altas (Central) – decretaram calamidade pública.
MG-030
A Defesa Civil de Nova Lima, na Grande BH, fechou a rodovia MG-030, que liga a cidade à capital mineira, na noite desta terça-feira (28). Segundo o órgão, caíram aproximadamente 70 milímetros de chuva no município em apenas 35 minutos.
Segundo a Defesa Civil, há pontos de deslizamentos na rodovia e o trânsito foi bloqueado em alguns trechos, principalmente no Shopping Ponto Verde. Árvores também caíram na estrada, o que dificulta o trânsito de veículos.
Ainda de acordo com a Defesa Civil da cidade, não há data para liberação da via.