Com isso, o número de mortos pela chuva desde sexta-feira (24) aumentou para 53 em Minas Gerais. No período chuvoso como um todo, isto é, desde outubro, 64 pessoas perderam a vida pela soma entre a força das águas e a falta de infraestrutura das cidades do estado.
Das 53 mortes desde a última semana, 43 foram por soterramento: resultado da sequência de dias com altas quantidades de precipitação, o que amplia o risco de acidentes geológicos. Outras oito pessoas morreram arrastadas pelas águas e duas por afogamento.
Segundo a última atualização, o número de afetados pelas precipitações recentes chega a 33.408 pessoas: 28.893 desalojados, 4.397 desabrigados, 65 feridos e uma pessoa desaparecida (em Conselheiro Lafaiete, Região Central), além dos 53 mortos.
A situação caótica que o estado enfrenta com as chuvas forçou o governo de Minas a decretar situação de emergência em 101 municípios. Outras 24 cidades tomaram a mesma medida, porém por conta própria. Mais três localidades – Orizânia (Zona da Mata), Ibirité (Grande BH) e Catas Altas (Central) – decretaram calamidade pública.
MG-030
A Defesa Civil de Nova Lima, na Grande BH, fechou a rodovia MG-030, que liga a cidade à capital mineira, na noite desta terça-feira (28). Segundo o órgão, caíram aproximadamente 70 milímetros de chuva no município em apenas 35 minutos.
Segundo a Defesa Civil, há pontos de deslizamentos na rodovia e o trânsito foi bloqueado em alguns trechos, principalmente no Shopping Ponto Verde. Árvores também caíram na estrada, o que dificulta o trânsito de veículos.
Ainda de acordo com a Defesa Civil da cidade, não há data para liberação da via.