O temporal que atingiu principalmente as regiões Centro-Sul e Barreiro na noite de ontem em Belo Horizonte arrasou ruas e avenidas e piorou a situação de alguns locais que já estavam com problemas há mais dias. A BHTrans usa as redes sociais para atualizar as informações. Motoristas, usuários do transporte coletivo e também os pedestres devem ficar atentos.
Uma das situações mais graves é na Avenida Tereza Cristina. Já danificada pelos alagamentos do Ribeirão Arrudas no início do mês, a via que liga a capital mineira a Contagem agora tem uma cratera. O buraco se abriu durante o temporal de ontem após o Viaduto Amazonas, no sentido Bairro-Centro. A abertura está ao lado do ribeirão, que teve parte a parede destruída.
Às 7h30, a BHTrans fechou o cruzamento da Tereza Cristina com a Rua Monte Branco. Também permanece interdição na Tereza Cristina entre o Anel Rodoviário e a Via 210. São vários pontos fechados no sentido Centro.
Leia Mais
Janeiro de 2020 já é o mês mais chuvoso da história de BHMoradores atingidos em Minas temem, além da chuva, os saques noturnos Buritis tem ruas destruídas com forte chuva em Belo HorizonteEstragos da chuva da Região Centro-Sul de BHAvenida Tereza Cristina tem novo alagamento e crateraEquipes da prefeitura já trabalham em cratera da Tereza CristinaEm menos de uma semana, 54 pessoas morreram durante a chuva em MinasMulher desaparece em cratera que engoliu carreta e dois carros na MG-133No Bairro Buritis, Região Oeste da cidade, a Avenida Professor Mário Werneck foi interditada no sentido Avenida Barão Homem de Melo, por conta de uma queda de barreira.
Também há interdição na Rua Marília de Dirceu entre a Avenida do Contorno e a Rua Felipe dos Santos, no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul de BH. A região da Praça Marília de Dirceu foi muito danificada pela enxurrada que arrastou carros e arrancou pedaços de asfalto, deixando o cenário parecido com o da Avenida Tereza Cristina. A Rua Gentios, no Bairro São Bento, na mesma região, foi totalmente interditada. A Avenida Prudente de Morais, entre as ruas Santa Sofia e Arthur Bernardes, está fechada nos dois sentidos nesta manhã.
Uma das imagens que mais surpreendeu os belo-horizontinos ontem foi do alagamento da Avenida Augusto de Lima, atingindo o Mercado Central, no Centro de Belo Horizonte. Segundo a BHTrans, não foi preciso interditar a via nesta quarta-feira, mas os motoristas e motociclistas devem reduzir a velocidade para evitar queda, já que há lama sobre o asfalto.
Na Região do Barreiro, um buraco interdita o sentido Bairro da Avenida do Canal, entre a Avenida Afonso Vaz de Melo e a Rua Cabo Valério dos Santos. Uma equipe da BHTrans faz operação siga e pare na Afonso Vaz de Melo, perto da Avenida do Canal.
Na Região do Barreiro, um buraco interdita o sentido Bairro da Avenida do Canal, entre a Avenida Afonso Vaz de Melo e a Rua Cabo Valério dos Santos. Uma equipe da BHTrans faz operação siga e pare na Afonso Vaz de Melo, perto da Avenida do Canal.
60 linhas de ônibus com desvios
A BHTrans também informou que 60 linhas de ônibus operam com desvios de itinerário nesta quarta-feira por causa dos danos às ruas e avenidas. A lista completa ainda não foi divulgada. Confira abaixo algumas delas:
- Avenida Prudente de Morais entre Santa Sofia e Arthur Bernardes (ambos sentidos): 1170, 8101, 8103
- Avenida Tereza Cristina: 30 e 3029
- Avenida Prof. Mário Werneck, 376: 9206, 9250, 4150 e S92
- Avenida Eng Carlos Goulart com Avenida Professor Mário Werneck: 3250, 5201 e SE02
- Rua Úrsula Paulino entre Rua Orquídeas e Rua Maria Beatriz: 2033, 3051, 3052, 3054, 5250
- BR-356 entre BH Shopping e Rodrigues Seabra, sentido Centro: 2104, 3030, 3050, 3051, 3055, 5106, 8001A e 9250
- Rua São Paulo entre Rua Alvarenga Peixoto e Avenida Bias Fortes: 8101, 8103 e 9101
- Rua Marília de Dirceu: 8101, 8103 e 9101
Lista das principais interdições às 9h, segundo a BHTrans
- Avenida dos Andradas entre Carijós e Alameda Ezequiel Dias, sentido hospitais
- Rua São Paulo entre Alvarenga Peixoto e Bias Fortes
- Rua Marília de Dirceu entre Contorno e Felipe dos Santos
- Avenida Prudente de Morais entre Santa Sofia e Arthur Bernardes
- Avenida Tereza Cristina entre Amazonas e Anel Rodoviário, sentido Bairro
- Tereza Cristina, sentido Centro, entre Anel e via 210. A partir da 210, vários pontos de interdição
- Tereza Cristina c/ R Monte Branco, em função de grande buraco na via após o Vdt da Amazonas, sentido Centro
- BR-356 entre BH Shopping e Rodrigues Seabra, sentido Centro
- Avenida Professor Mário Werneck está interditada, no sentido Barão Homem de Melo, em função de queda de barreira
- Engenheiro Carlos Goulart com Avenida Profesor Mário Werneck, parcialmente interditada