Depois de mais um dia de fortes chuvas na capital mineira, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) comentou os estragos provocados pela precipitação. "Ninguém esperava o tamanho da catástrofe que aconteceu ontem em Belo Horizonte", disse em entrevista coletiva concedida no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte, COP, situado Bairro Buritis, Região Oeste da capital – uma das mais afetadas pela tempestade desta terça-feira (28).
Leia Mais
Apesar de temporal, restaurantes do Lourdes garantem funcionamento nesta quartaFotos mostram situação do Bairro Buritis após temporal na noite passadaApós queda de forro do teto, BH Shopping funciona normalmente hoje Fiemg rebate declaração de Kalil sobre empresários de BHChuvas em BH: prefeitura negocia contratação de mais equipamentos para recuperação de viasConfira os números por trás dos reparos após as chuvas em BHMoradores do Bairro Cruzeiro reclamam de pavimentação na Rua Sabino BarrosoKalil, prefeito de BH: ''Vai ter carnaval, sim. O povo é obrigado a só sofrer?''No entanto, o prefeito sustenta que o órgão trabalha intensamente com organização e planejamento. "Não é invenção da Prefeitura de Belo Horizonte", afirmou. A partir de hoje, o prefeito deu ordem para dobrar a quantidade de máquinas e funcionários que trabalham com os rescaldos da chuva.
"É o maior desastre dessa cidade em 120 anos. Tenham paciência: vamos reconstruir essa cidade", ponderou. O chefe do Executivo garantiu que todos no COP permanecem em alerta durante 24 horas. "O que aconteceu ontem em Belo Horizonte inundaria Paris, Boston ou Nova York", afirmou o prefeito aos jornalistas.
Confira abaixo o acumulado de chuvas (mm), por regional de 19h50 até às 22h20 de terça-feira (28):
- Barreiro: 136,6 (42%)
- Centro Sul: 183,4 (56%)
- Leste: 44,8 (14%)
- Nordeste: 18,2 (6%)
- Noroeste: 41,2 (13%)
- Norte: 4,2 (1%)
- Oeste: 103,6 (31%)
- Pampulha: 10,6 (3%)
- Venda Nova: 0,4 (0%)
Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média climatológica para o mês de janeiro é de 329,1 mm.
O prefeito também criticou os empresários que foram contra o Plano Diretor, e disse que eles estiveram diretamente atingidos com a chuva da noite desta terça-feira, pois desta vez ocorreu em "bairros chiques", disse.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, deve visitar a capital mineira nesta quinta-feira. O prefeito afirmou que vai solicitar ajuda financeira de no mínimo R$ 300 milhões.