Já de olho no céu há vários dias, os belo-horizontinos devem continuar atentos nesta quinta-feira. A Defesa Civil da capital divulgou um alerta de chuva válido até a manhã de sexta-feira. Segundo o órgão, a chuva pode vir em forma de pancadas, com volume entre 20 e 40 milímetros, com rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora. O alerta termina às 8h de amanhã.
Leia Mais
Estragos da chuva da Região Centro-Sul de BHSaiba quais vias de BH continuam interditadas após temporal Em apenas um mês, BH recebeu a chuva de um ano inteiroVoluntários de outros países ajudam na limpeza do Mercado Central de BHApós sobrevoar cidades atingidas pelas chuvas, Bolsonaro se reúne com prefeitos e autoridades para definir açõesO volume de chuva registrado nas últimas 24 horas foi bem menor que o de terça-feira, quando as regiões Centro-Sul, Oeste e Barreiro sofreram vários danos por conta de um temporal. Para se ter uma ideia, segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, até as 7h20 de hoje o volume de chuva no Barreiro era de 18,1 milímetros, o maior entre as nove regionais da cidade. Já na terça-feira, em pouco mais de duas horas, já havia chovido 136,6 milímetros no Barreiro.
Conforme a previsão do tempo, ao longo desta quinta-feira a capital terá céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva isoladas. O dia começou com temperaturas mais altas. A mínima foi de 20°C e a máxima deve chegar a 30°C. Com a estiagem, a umidade relativa sofre uma ligeira queda, ficando na casa dos 50% à tarde.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em todo o estado, áreas de instabilidade associadas ao calor e a alta umidade do ar geram nuvens carregadas, favorecendo as pancadas de chuva. Elas podem ser localizadas, de moderada a forte intensidade, principalmente nas regiões Central, Sul e Oeste.
No interior, a previsão é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste, Campo das Vertentes, Sul e Sudoeste. As regiões Noroeste e Zona da Mata têm previsão de céu nublado a parcialmente nublado e pancadas de chuva, assim como na região metropolitana da capital. No restante do estado, a previsão é de chuvas isoladas.
Segundo o último boletim da Defesa Civil e Minas Gerais, 55 pessoas morrem em ocorrências durante as chuvas em 19 municípios. Uma pessoa está desaparecida e outras 53,1 mil estão desalojadas ou desabrigadas.