O Ministério da Saúde informou nessa quarta-feira, 29, que uma paciente suspeita de coronavírus em Belo Horizonte foi submetida ao exame específico para identificar a nova doença. A previsão é que resultado saia até esta sexta-feira, 31.
O caso suspeito é o de uma estudante de 22 anos que esteve recentemente em Wuhan, na China. Ela retornou ao Brasil no dia 24 de janeiro. Antes de chegar no destino final, a capital mineira, o voo fez escala em Paris (França) e Guarulhos (SP).
Leia Mais
Secretaria de Saúde diz que mulher com suspeita de coronavírus está isolada desde sexta Minas Gerais tem um caso suspeito de coronavírus, confirma ministro da SaúdeSES-MG descarta caso de coronavírus com base em protocolo do Ministério da SaúdeCaso suspeito de coronavírus em BH provoca confusão de números por Ministério da SaúdeMinistério da Saúde descarta mais um caso suspeito de coronavírus em BHAumenta para 12 o número de casos suspeitos por coronavírus no BrasilSaúde mineira ainda não descartou diagnóstico de coronavírus em paciente de BHSegundo a pasta, familiares e pessoas que tiveram contato com a paciente estão sendo monitorados por telefonemas e visitas da vigilância sanitária. O procedimento será o mesmo para os demais casos classificados como suspeitos.
Além do caso em Belo Horizonte, outros oito pacientes são suspeitos da doença. Antes de realizar o exame específico para o novo vírus, os pacientes são submetidos a testes para identificar outros tipos de vírus respiratórios. Esses exames preliminares são mais rápidos e baratos e ajudam descartar o coronavírus.
No total, a pasta foi notificada de 33 casos. Mas apenas pacientes que apresentam sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar e têm histórico de viagem para a China nos últimos 14 dias, mesmo antes de apresentarem os possíveis sinais de infecção, são considerados suspeitos.