O temporal que se concentrou nesta madrugada (1°/2), entre 4h e 6h, despejou 59,8 milímetros de chuva na Região Centro-Sul e 44,4 milímetros na Região Oeste de BH, intensificando o escorregamento de lama de barrancos que já tinham começado a desabar sobre vias desde as tempestades iniciadas na terça-feira (28). O volume representa perto de um terço do estimado para toda a cidade somente no mês de fevereiro (181,4 milímetros), segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte.
Leia Mais
Com solo encharcado, comerciantes de Lourdes transformam sábado em dia de limpezaApós as chuvas registradas na RMBH, perigo agora é o risco de doençasPrefeitura de BH acelera obras para garantir fluidez ao trânsito antes da volta às aulasChuva neste domingo, retorno das férias, pode prejudicar volta para casaAvião cai em lagoa de fazenda e deixa dois mortos, em Teófilo Otoni Defesa Civil de BH alerta para risco de chuva de granizo neste sábadoA previsão meteorológica indica que este sábado será parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas à tarde e à noite. A mínima da madrugada foi de 20°C e a máxima poderá atingir 32°C, com umidade relativa do ar em torno 45% à tarde.
Entre o BH Shopping e o Shopping Ponteio, nos bairros Belvedere e Santa Lúcia, foram cinco deslizamentos que se intensificaram despejando lama, troncos de árvores e pedras sobre os acostamentos e drenagens laterais da BR-356, na Região Centro-Sul, sentido Centro. No sentido BH Shopping, antes do Ponteio, o acostamento e parte da pista da direita foram fechados por cones, pois o aterro da pista foi comprometido.
Cones de interdição foram colocados para desviar o fluxo de carros dos obstáculos no sentido Centro, no entanto, não afetaram o tráfego, mais moderado neste sábado.
A terra desceu sobre vagas de estacionamento, no acostamento e em parte das pistas em dois pontos da Avenida Professor Mario Werneck, no Buritis, Região Oeste de BH. Nesse local, a BHTrans ainda não cercou com cones a área soterrada, que foi ampliada pelas chuvas desta madrugada. Um dos barrancos tem cerca de 20 metros de altura e o outro, que fica a 50 metros de distância, 25 metros.