Chuva forte, na noite de segunda-feira (3), assustou moradores de Lagoa Dourada e São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes, e causou prejuízos. Segundo Alex Magno Goddi, vice-prefeito de Lagoa Dourada, cidade famosa pela produção de rocambole, o temporal durou cerca de quatro horas provocando queda de barrancos e alagamento de moradias nos bairros Cacimba, Gamarra, Correios e Centro da cidade distante 139 quilômetros da capital.
Nesta terça-feira (4), o setor de assistência social da Prefeitura de Lagoa Dourada faz um levantamento, em todo o município de 13 mil habitantes, para verificar o número de moradores que vão precisar de sair da casa. A região do parque de exposições também foi atingida pela chuva, que começou por volta das 19h de segunda-feira e só parou às 23h. “Houve deslizamento de terra ao longo de um quilômetro na região da Mutuca, na zona rural, levando problemas aos agricultores.
Também São João del-Rei, que fica a 185 quilômetros de BH, teve problemas, embora em menor escala. No Bairro Senhor do Monte, a água entrou em três casas, enquanto no Bairro Colônia do Marçal a enxurrada foi muito forte. Segundo a Defesa Civil Municipal, o Rio das Mortes, que corta o município, Tiradentes e Santa Cruz de Minas, está cheio, embora sem transbordamento.