O temporal que já estava previsto para esta quinta-feira chegou por volta das 13h em Belo Horizonte. De acordo com a Defesa Civil Municipal, às 13h47 chovia extremamente forte nas regiões Oeste e Barreiro. As outras regiões da capital mineira tiveram registro de chuva moderada e forte.
Às 14h30, as avenidas Vilarinho, Tereza Cristina e Senador Levindo Coelho foram bloqueadas por causa do risco de transbordamento dos córregos da Região Venda Nova, e do Ribeirão Arrudas, na Região Oeste e do Córrego Jatobá, no Barreiro. Às 15h30, a Defesa Civil confirmou o transbordamento do Ribeirão Arrudas na altura da Avenida Tereza Cristina. Porém, por volta das 16h desta quinta-feira (6), a Avenida Vilarinho e a Avenida Francisco Sá foram desbloqueadas pela Defesa Civil.
Por volta das 18h a Avenida Teresa Cristina foi desbloqueada, segundo a BHTrans. Porém na altura da Avenida Teresa Cristina com a Avenida Presidente Castelo Branco, a via permanece interditada nos dois sentidos.
O volume da água do Rio Arrudas já diminuiu. A dona de casa Marilda Gomes, de 52 anos, mora no Bairro Vista Alegre, no entorno da Avenida Teresa Cristina, e ficou apreensiva com a chuva desta tarde. Ela conta que já teve a casa inundada três vezes em duas semanas e que por pouco não perdeu tudo mais uma vez. "Foi tenso como todas as outras vezes. Só esperei a água entrar. Foi forte, mas menos do que os dias anteriores", disse. O rio transbordou, mas não invadiu as casas nesse bairro. "Não consigo comer e nem dormir", acrescentou.
Rio #Arrudas Transborda na altura da vila São Paulo, em Contagem #chuvasembh #chuvabh #chuvasemminas pic.twitter.com/S0M82BV0UP
%u2014 Vitrine Notícias (@Vitrinestaluzia) February 6, 2020
Vias com trechos de interdição por causa do risco de alagamento:
- Av. Tereza Cristina (parcialmente desbloqueada)
- Av. Vilarinho (desbloqueada)
- Av. Francisco Sá com Av. Amazonas (desbloqueada)
- Rua Joaquim Murtinho com Av. Prudente de Morais (desbloqueada)
- R. Alvarenga Peixoto com Av. Contorno e Tompson Flores com Av. Contorno.
- Avenida Mário Werneck em direção à Avenida Barão Homem de Melo
No Bairro Industrial, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Corpo de Bombeiros foi deslocado para atender uma ocorrência onde quatro casas ficaram inundadas. Segundo a corporação, os moradores estavam em segurança e foram orientados.
Por volta do meio-dia, a Defesa Civil de BH havia divulgado um novo alerta para a possibilidade de chuvas fortes em todas as regionais no início da tarde. O aviso era válido por 90 minutos. Veja o mapa do radar meteorológico abaixo. Quanto mais intensa é a cor, mas pesada é a chuva:
Segundo a BHTrans, houve o fechamento da Avenida Professor Mário Werneck, no Bairro Buritis, Região Oeste da capital. A interdição aconteceu na tarde desta quinta-feira (6) na altura do número 320, em direção à Avenida Barão Homem de Melo e a causa do bloqueio foi o deslizamento de parte de um barranco. Os motoristas devem pegar um desvio pela Rua Senador Lima Guimarães e, em seguida, pela Rua José Rodrigues Pereira.
17h01 Fechamento na Av. Mário Werneck, oposto ao número 320, em direção à Av. Barão Homem de Melo. https://t.co/0hXjOsHiQL pic.twitter.com/7NWUq8INez
%u2014 OficialBHTRANS (@OficialBHTRANS) February 6, 2020
Às 15h, a Defesa Civil informou que, com base nos últimos registros de chuva e a tendência para as próximas horas seria de chuva entre 80 a 100 mm até 8h de sexta-feira.
Tempo em Minas
No interior do estado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quinta-feira será de céu encoberto a nublado, com pancadas de chuva e trovoadas, nas regiões Noroeste, Norte, Central, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste e metropolitana.
No Campo das Vertentes, Zona da Mata, Sul e Sudoeste, a previsão é de céu nublado e pancadas de chuva. Nas demais regiões, também há previsão de céu parcialmente nublado e pancadas de chuva.