A previsão de novos temporais em Minas Gerais continua e pode potencializar o encharcamento do solo. A Defesa Civil de Belo Horizonte prorrogou o alerta de risco geológico para até a próxima quinta-feira (13).
O órgão recomenda algumas dicas para evitar quedas de muro, deslizamentos e desabamentos. Confira:
- Coloque calha no telhado da sua casa;
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água;
- Não jogue lixo ou entulho na encosta;
- Não despeje esgoto nos barrancos;
- Não faça queimadas.
Alguns sinais de que deslizamentos podem acontecer. Em caso de risco ligue para 199:
- Trinca nas paredes;%u2800%u2800
- Água empoçando no quintal;%u2800%u2800
- Portas e janelas emperrando;%u2800%u2800
- Rachaduras no solo;%u2800%u2800
- Água minando da base do barranco;%u2800%u2800
- Inclinação de poste ou árvores.
Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte
Previsão do tempo
O domingo – segundo dia do período oficial de carnaval – pode ter céu nublado com pancadas de chuva à tarde e noite como ocorrido no sábado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima chega a 26°C.
“Hoje deve ter maior cobertura de nuvens em relação a ontem”, disse o meteorologista Cléber Souza. “A chuva pode ocorrer por causa do calor e alta umidade que está tendo em todo sudeste”, explica.
Segundo o Inmet, a partir da próxima terça-feira deve aproximar uma frente fria que se aproxima do Sul e pode provocar mais chuvas fortes. “A volta de chuva pode ser significativa”, disse Cléber.
A chuva prevalece em todo estado, principalmente no Triângulo e Noroeste. Nas outras regiões, deve ocorrer pancadas de chuva associadas ao calor. A máxima é prevista para Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, 36°C. Em Monte Verde, no Sul de Minas, foi registrada a mínima no estado, 14°C.