A Coordenadoria de Defesa Civil atualizou, nesta sexta-feira, para 213 o número de municípios mineiros em situação de emergência devido às chuvas que afetam todo o estado desde janeiro. O último boletim divulgado pelo órgão registrava 211 cidades em situação de emergência.
Leia Mais
Mancha de inundação: veja o mapa dos municípios em emergência por causa das chuvas em MinasMaioria das regiões mineiras deve ter sexta-feira de chuvas e trovoadasUma em cada quatro cidades mineiras estão em situação de emergência por conta das chuvasApenas 3% da verba federal chega a atingidos pelas chuvas em Minas GeraisEm nível de alerta: Copasa usa bombas para rebaixar represa e evitar inundaçãoQuarto avião fretado chega em Confins com 80 brasileiros deportados dos EUABanda Mole deve levar 100 mil foliões à Avenida Afonso Pena neste sábadoOuro Preto celebra os 40 anos do título de patrimônio mundial da humanidadeDas cidades em situação de emergência, 196 foram abordadas em decreto estadual, expedidos entre 27 e 30 de janeiro. Outros 15 municípios, no entanto, decretaram esse quadro por conta própria.
Os decretos são importantes porque facilitam a transferência de recursos do governo federal para essas cidades. Também ajuda os municípios a receber doações, como colchões, cobertores, travesseiros e alimentos, recolhidas pelo Executivo estadual.
O Governo Federal já garantiu R$ 90 milhões para atender os municípios afetados pelas chuvas. No fim de janeiro, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o governador Romeu Zema (Novo) se reuniram com prefeitos no fim de janeiro para alinhar os repasses.
Até o momento, 60 pessoas já morreram devido a consequências dos temporais. Além disso, 16.011 pessoas estão desalojadas. 3.103 desabrigadas. Ao todo, 19.174 pessoas foram afetadas.