É com muita festa, alegria, cerveja, fantasias e homenagens que a Banda Mole desfila pelas ruas de Belo Horizonte pela 45ª vez no carnaval de Belo Horizonte. Tradicionalmente animando o sábado anterior à folia, o megabloco – um dos mais famosos da capital mineira – promete arrastar 100 mil pessoas pela Avenida Afonso Pena hoje, das 13h às 23h.
Leia Mais
Ouro Preto celebra os 40 anos do título de patrimônio mundial da humanidadeNúmero de municípios em situação de emergência por causa das fortes chuvas chega a 213Passeios da Maria Fumaça de Tiradentes são cancelados devido às chuvasNeste ano, os músicos e produtores da Banda Mole não desfilarão sozinhos. Oito blocos foram convidados a participar da festa e aceitaram ajudar na animação: Então Brilha, Baianas Ozadas, Funk You, Batuque Coletivo, Swing Safada, Sexta, Ninguém Sabe?, Quando Come se Lambuza e Pacato Cidadão.
Um dos criadores e organizadores do Banda Mole, Luiz Mário Ladeira, o Jacaré, de 79 anos, explica a razão dos convites: “A gente trazia atrações de fora, gente que estava na mídia, mas de repente o carnaval de BH voltou às origens. Então, resolvemos prestigiar os pratas da casa. Esses blocos, com suas bandas e públicos, vão endossar a Banda Mole. Vai ser um carnaval tipicamente mineiro”.
Se Jacaré é só alegria e causos ao falar da Banda Mole, a animação se transforma em indignação quando o assunto é a cartilha lançada pela Prefeitura de Belo Horizonte com orientações aos foliões, desaconselhandos trajes e objetos que possam conferir aspecto discriminatório, ferindo a dignidade das pessoas e desrespeitando povos indígenas, negros, ciganos e mulheres.
A recomendação não foi bem recebida por parte da população e principalmente entre os carnavalescos. É tradição da Banda Mole, inclusive, que homens se fantasiem de mulher e vice-versa. “De um tempo pra cá, essas campanhas de combate a qualquer tipo de discriminação, seja homofóbica, racista, etc, vêm ganhando força e têm, da nossa parte, apoio total. Agora, há pessoas que exageram. Em vez de passar o recado que estão querendo, atrapalham”, diz um inconformado Jacaré, que acusa os autores do documento de desconhecer a essência da folia.
“Essa cartilha foi de uma falta de visão absoluta. Não foi a Banda Mole que inventou a brincadeira (fantasiar de mulher). Lembro-me de meu pai brincando com a turma dele na época, sempre foi algo caricato. Numa cartilha, numa falta total de vivência, acham que vão mudar uma tradição centenária. Eles poderiam se inteirar melhor e não perder tempo nesse besteirol”, diz Jacaré, citando o tradicional bloco carioca Cacique de Ramos, que reúne milhares de foliões vestidos de índios: “É um bloco lindo e acredito que, lá atrás, quem o fundou quis fazer uma homenagem aos índios. Eles têm que estudar um pouco mais a história carnavalesca”.
HOMENAGEM Com tantos anos de existência, a Banda Mole contou com personalidades que ajudaram a marcar o bloco na história do carnaval de BH. Uma delas é o chargista e ilustrador Gerson Salvador Pinto, o Son Salvador, um dos fundadores e que morreu em novembro do ano passado após complicações durante tratamento de problemas respiratórios.
Amante da folia, Salvador divulgou seus traços e bom humor nas páginas do Estado de Minas por 43 anos. Hoje, ele será homenageado.“A Banda Mole é tão alegria, e o Son era tão alegre, que achamos que não devíamos fazer uma homenagem triste. Teremos uma faixa escrita ‘Son Presente’, cantaremos as marchinhas que ele mais gostava e falaremos para o público o quão importante ele era para a banda”, ressalta Jacaré.
Ele também destacou a relação do megabloco com o EM: “A Banda Mole deve demais ao EM. Foi o jornal que fez o bloco perdurar esse tempo todo. Tínhamos tanta ligação que antes de a banda subir a Rua da Bahia, a concentração era na Rua Goiás, em frente à antiga redação”.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina
Mapa dos blocos
Mapa dos blocos
Hoje
10h
» Carnasambinha (infantil)
Rua São Romão, 386 – Santo Antônio
» Fera Neném (infantil)
Rua do Ouro, 1.900 – Bairro Serra
» Us Beethoven
Avenida Getúlio Vargas, 792 Funcionários
12h
» MamaNaVaca
Praça Cairo – Santo Antônio
» Quem É Essa Aí Papai?
Avenida Brasil, 800 – Santa Efigênia
13h
» Banda Mole
Avenida Afonso Pena, 1.225
Centro de BH
» Bloco do Saraiva
Praça Professor José Americano Caiçara
» Bloco Duro
Praça Ernesto Tassini
Santa Tereza
» Classics de Carnaval
Rua Fernandes Tourinho, 126 – Savassi
» Garota Eu Vou Pro Califórnia
Rua das Clarinetas
Conjunto Califórnia I
14h
» Bloco da Apae
Rua Cristal, 78 – Santa Tereza
» Barba Roxa
Rua Conde de Linhares, 873
Cidade Jardim
» Kiko Lindo, o bloco
Avenida General Carlos Guedes, 557 Planalto
» Diz Que Me Ama, Pô!
Rua São Romão, 192
Bairro São Pedro
15h
» Bloco do Padreco
Praça Geraldo Torres
Padre Eustáquio
» Sagrada Folia
Rua Pitangui, 285 – Sagrada Família
16h
» Bloco Magalhães
Avenida Francisco Sales,
esquina com Rua Sapucaí
17h
» Bloco Vexame
Praça Seresta
Conjunto Helena Antipoff
» Bloco Gafieira
Rua Tupinambás, 597 – Centro