Jornal Estado de Minas

Funcionários de usina de Uberaba se ferem gravemente com ácido sulfúrico

 

Três funcionários de uma usina de sucroenergia situada na região rural de Uberaba, no Triângulo Mineiro, se feriram gravemente na região dos olhos enquanto realizavam uma manutenção em um tanque de ácido sulfúrico.



De acordo com o tenente-coronel Anderson Passos, que comanda o 8º Batalhão do Corpo Militar de Bombeiros sediado em Uberada, a chamada foi por volta das 9h40 deste sábado (15).

Inicialmente, esses funcionários foram socorridos na própria empresa e depois conduzidos ao Hospital Escola da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Outros quatro trabalhadores se feriram com menor gravidade e receberam os mesmos cuidados.

 

 

 

Segundo os bombeiros, o tanque de 20 mil litros havia sido esvaziado para receber manutenção. Durante o trabalho de solda com maçarico houve uma explosão.

 

Com a explosão, o tanque teve sua base danificada e acabou tombando, ficando apoiado nas estruturas próximas. Contudo, não houve contaminação do solo e da água.   


O Corpo de Bombeiros enviou uma equipe de emergências ambientais para a usina, além de uma equipe de coordenação, mas não foi observada contaminação.

 

“O vazamento ficou restrito à bacia de contenção, que é uma espécie de piscina ao redor deste tipo de tanque e tem como função exatamente reter qualquer vazamento e com isso minimizar ou anular contaminação de solo e água”, explicou Anderson Passos.

 

Os trabalhos foram encerrados no local por volta das 15h. Os bombeiros realizaram inspeções no local, com a utilização de roupões especiais que isolam totalmente os militares do ambiente externo, inclusive a respiração.

 

A empresa, segundo os bombeiros, informou que está prestando auxílio aos vitimados.